Rio tem mega operação policial em dez favelas na manhã desta segunda

Publicado em 15/07/2024 às 09:02

Compartilhe

police

Foto: Freepik

As polícias Militar e Civil do Rio de Janeiro estão realizando uma megaoperação em dez comunidades na Zona Oeste da capital nesta segunda-feira. Denominada “Ordo”, a operação ocorre nas seguintes localidades: Cidade de Deus, Gardênia Azul, Rio das Pedras, Morro do Banco, Fontela, Muzema, Tijuquinha, Sítio do Pai João, Terreirão e César Maia. Essas comunidades estão situadas nos bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio, Itanhangá, Vargem Grande e Vargem Pequena. Não há previsão para o término da operação.

O governador Cláudio Castro está acompanhando a ação e fez declarações sobre os objetivos da operação:

“Hoje estamos dando um grande passo contra a ação criminosa. Temos visto ao longo do tempo o avanço de instituições criminosas que, infelizmente, tiram a paz da nossa população. Tenho repetido, constantemente, que não há lugar nesse estado onde o poder público não entre. Trabalharemos para a retomada da ordem nessa região que vai do Itanhangá até as Vargens”, afirmou ele.

Castro destacou que um dos principais objetivos é combater a lavagem de dinheiro da criminalidade:

“Retomaremos os serviços públicos, que infelizmente têm sido utilizado por essa criminalidade na intenção de obtenção de recursos e de lavagem de dinheiro. Combateremos todo o tipo de crime: patrimonial, público, ao meio-ambiente. Estamos trabalhando aqui de forma integrada para que demonstremos a essa criminalidade que muito mais forte que o poderio deles é o poder do estado, é o poder da Justiça e o poder de nossas polícias. Vamos sair daqui hoje e vamos demonstrar a esses que estão transviados da sociedade que muito maior que a vontade deles de ter um julgo patrimonial e territorial são as nossas polícias para livrar o cidadão de bem, para garantir a ordem e garantir o direito de ir e vir”.

Avanço do Comando Vermelho (CV)

A operação ocorre um dia após uma reportagem do GLOBO revelar que, segundo dados do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (Geni) da UFF e da Polícia Civil, o Comando Vermelho (CV) financiou grupos armados e coordenou dezenas de ataques que resultaram na tomada de 19 comunidades em 14 bairros diferentes na Baixada de Jacarepaguá.

Essas áreas eram anteriormente controladas por paramilitares. O interesse do CV na região vai além das bocas de fumo; os traficantes estão replicando o modelo de milícia, explorando a venda de gás, pacotes de internet e o mercado imobiliário, diversificando suas atividades criminosas.

Atualmente, há quatro favelas na Grande Jacarepaguá que são alvos constantes de ataques do CV, incluindo Rio das Pedras, considerado o berço da milícia carioca. Além disso, há focos de disputa na Zona Norte, Baixada Fluminense e São Gonçalo, na Região Metropolitana. Um levantamento da inteligência da PM aponta que o CV domina 1.085 localidades em todo o estado, superando a soma dos territórios controlados pela milícia e outras facções do tráfico.

Fonte: Portal IG

Veja também

WhatsApp Image 2025-05-22 at 14.22.48

Reunião com presidente da COP30 discute agenda dos Estados na Conferência do Clima

d70aadff-8e30-4d7e-a1e9-0847eb5e8376

Ação conjunta flagra furto de energia em lavanderia em Venda Nova do Imigrante

assmaa_abu_jidian_copiar

Governo brasileiro não consegue retirar palestina com histórico de vida no Brasil da Faixa de Gaza

09052025-pzzb8365

Correios atenderão aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos no benefício

167004

Espírito Santo terá um fim de semana chuvoso com a chegada de uma frente fria

Imagem do WhatsApp de 2025-05-22 à(s) 09.12.32_f7e056f0

Cooabriel vai premiar melhores cafés conilon de 2025; inscrições estão abertas

Cavalos-Alfredo-Chaves

Cavalos mais premiados do Brasil participarão de exposição em Alfredo Chaves

Imagem do WhatsApp de 2025-05-22 à(s) 08.28.08_610c1a92

Moradores relatam condições precárias de ponte de madeira em Domingos Martins