Nível do Guaíba sobe 23 cm e prefeitura emite alerta para inundações no RS

Publicado em 24/06/2024 às 11:55

Compartilhe

trees-covered-flood

Foto: Freepik

O  nível do lago Guaíba subiu 23 centímetros nas últimas 11 horas, o que fez com que a prefeitura de Guaíba emitisse um alerta de risco para inundações em áreas de risco. A região tem clima instável desde o final de semana. 

“A Defesa Civil de Guaíba orienta a todos que se encontram em áreas de risco, nas margens do lago, que busquem um local seguro ou dirijam-se ao abrigo municipal do Ginásio do Coelhão”, disse o órgão em nota.

Segundo informações da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o último registro ocorreu às 5h15, quando o lago estava em 3,41 metros. Esse nível começou a aumentar às 18h15, quando estava em 3,18 metros.

De acordo com a prefeitura de Guaíba, cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre,  a cheia ocorreu devido à incidência de ventos nas direções Sul e Sudeste, o que represa a água do lago. O fenômeno deve continuar pelo menos até terça-feira (25).

Tempo no RS

A última semana de junho no mês de junho no Rio Grande do Sul deve ser de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo , segundo avisos meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Na segunda-feira (24), as chuvas serão mais fortes nas regiões noroeste, norte e serra, segundo a Climatempo. A previsão é de temporais e precipitação volumosa, com risco de transtornos significativos.

Já a parte oeste, campanha e sul do estado terão mais a presença do sol, apesar da variação de nuvens.

Na terça-feira (25), a campanha gaúcha ter geada e temperaturas em torno de 4 °C em Bagé. Nas Missões, a previsão é de pancadas de chuva a qualquer hora. 

Já na quarta-feira (26), uma nova área de baixa pressão junto a uma frente fria devem levar chuva para grande parte do Rio Grande do Sul.

Na quinta-feira (27), está prevista uma queda acentuada das temperaturas no estado do Rio Grande do Sul devido à retirada da frente fria em direção ao sudeste, permitindo a entrada de uma nova massa de ar frio de origem polar sobre o sul do Brasil.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) adverte para a queda das temperaturas em todo o estado até terça-feira (25). No norte do Rio Grande do Sul, a diminuição pode variar entre 3ºC e 5ºC. Na região sul, a previsão é de uma queda superior a 5ºC.

Fonte: Portal IG

Veja também

bebidas irregulares

Mais de 1.300 litros de bebidas irregulares são apreendidos

estaçoes meteorologicas

Mais de 600 estações meteorológicas do Brasil serão modernizadas

teleconsulta sus

Teleconsultas no SUS: uso da tecnologia beneficia mais de 20 mil capixabas no primeiro semestre do ano

sus x planos de saude

Pacientes do SUS poderão ser atendidos por planos de saúde a partir de setembro

cats

Espírito Santo fecha mês de julho com menor número de homicídios desde 1996

forças de segurança es

Forças de segurança alcançam 300 prisões de foragidos com uso de reconhecimento facial no Espírito Santo

blade-grass-with-water-droplets

Regiões produtoras de grãos no Brasil são beneficiadas com condições climáticas

Newborn baby boy sucking milk from mothers breast. Portrait of mom and breastfeeding baby. Concept of healthy and natural baby breastfeeding nutrition.

‘Agosto Dourado’: hospitais estaduais promovem ações ao longo do mês em prol do aleitamento materno