CPI quer indiciamento de suspeito de matar cão no Espírito Santo

Publicado em 20/06/2024 às 10:48

Compartilhe

geral-20-06-ft-ales

A CPI dos Maus-Tratos aos Animais da Assembleia Legislativa (Ales) esteve nesta quarta-feira (19) em São Mateus para apurar a morte do cão Hulk, da raça pinscher, que teria sido vítima de maus-tratos. Na audiência pública realizada na Câmara Municipal e presidida pela deputada estadual Janete de Sá (PSB), prestaram depoimentos a tutora do cachorro, duas testemunhas do caso e o homem apontado como agressor.

De acordo com informações relatadas no boletim de ocorrência, o cão de cinco anos fugiu da casa da tutora no dia 27 de maio. Após três dias de buscas, Hulk foi encontrado pela tutora agonizando em uma rua do bairro Guriri, sendo levado para uma clínica veterinária. Após dois dias internado em estado grave, o animal não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo testemunhas, os ferimentos foram causados por um homem de 44 anos, que teria acolhido o cão durante os dias que o animal estava fora de casa. Vizinhos contaram que o homem ficou contrariado com os pedidos da tutora para que Hulk fosse devolvido. Por isso, o suspeito teria atirado o cachorro por cima de um muro, causando os ferimentos.

O suspeito da agressão optou por manter o silêncio em boa parte das perguntas. No entanto, ao ser questionado pela presidente da CPI, assumiu que estava arrependido dos seus atos.

A médica-veterinária que atendeu o cão em uma clínica também prestou depoimento como testemunha, relatando que o animal chegou ao local com ferimentos graves. No fim da audiência, que durou cerca de três horas, a deputada Janete de Sá afirmou que, no entendimento da CPI, o suspeito cometeu maus-tratos contra o animal e deve responder criminalmente pelo caso.

Punição

“Nós entendemos que cabe o pedido de indiciamento dessa pessoa pelo crime de maus-tratos e vamos estar pedindo a pena máxima de cinco anos de prisão. Vamos remeter todas as peças para o Ministério Público, para que ele ofereça denúncia à Justiça e ingressar com um processo criminal contra o suspeito”, explicou a deputada.

A parlamentar também destacou a importância do combate à violência contra os animais no Espírito Santo. “A gente quer levantar a atenção das pessoas para esse tema e pedir às pessoas que estão nos assistindo mais respeito aos animais. Eles sentem dor, sentem fome, sentem frio. São inadmissíveis os crimes contra os animais e o abandono do poder público com os animais”, concluiu a deputada. 

Fonte e foto: Ales

Veja também

arma apreendida

Suspeitos de assalto trocam tiros com policiais e abandonam arma durante a fuga

corridinha da inclusão

Domingos Martins realiza 1ª Corridinha da Inclusão para crianças autistas neste domingo (27)

espadim

Polícia Militar realiza solenidade de entrega do Espadim

ods governo

Indicadores dos ODS em todas as UFs estão disponíveis no novo Painel Interativo do IJSN

feira em vix

Feira celebra agricultura familiar com cultura, música e tradição em Vitória

sus digital

Ministério da Saúde institui Rede Nacional de Dados em Saúde como plataforma oficial de integração de dados do SUS

Nova especie de sapo

Nova espécie de rã é descoberta no Parque Estadual do Forno Grande, no Espírito Santo

Beautiful brown horse, close-up of muzzle, cute look, mane, background of running field, corral, trees. Horses are wonderful animals

Ração contaminada mata 284 equinos e empresa é interditada