Previsão é de temporais para quase todos os estados do Brasil

Publicado em 21/11/2023 às 10:08

Compartilhe

temporal freepik

Foto: Freepik

Uma frente fria trazendo fortes chuvas chega ao Brasil após a forte onda de calor que passou pelo país na última semana. Alguns locais do país, como Acre, Amazonas, parte de Rondônia e Mato Grosso do Sul devem se preparar para chuvas intensas. A frente fria deve durar cerca de três dias e será marcada por chuvas e temperaturas mais amenas em quase todo o país. 

No Rio de Janeiro, além do fim do “calorão”, deve chover nesta terça-feira (21). As nuvens que cobrem a capital fluminense devem provocar pancadas de chuva isoladas hoje. Já na quinta-feira (23) a temperatura volta a subir e as chuvas também devem ser menos intensas. 

Anúncio

Em São Paulo, a previsão é de chuva e tempo nublado. Na noite de hoje estão previstas pancadas de chuva isoladas e trovoadas na capital. É possível que ocorrências de chuva isolada durem até o fim da semana em São Paulo.

Acre, Amazonas e uma parcela de Rondônia estão em estado de “perigo” no Inmet, por conta das chuvas intensas para as próximas horas. 

Dentre as áreas que poderão ser mais afetadas estão o Vale do Acre, Leste Rondoniense, Sudoeste Paraense e Vale do Juruá. Segundo Inmet, pela manhã desta terça-feira, haverá chuva e ventos intensos de até 100 km/h, com risco de quedas de energia, quedas de galhos de árvores e alagamentos.

Anúncio

O mesmo vale para o Centro-Oeste brasileiro, que pode ter até chuva de granizo, danificando plantações. As áreas que devem ser atingidas são: a maior parte do Mato Grosso do Sul, o Centro Goiano, partes do Triângulo Mineiro, do Alto Paranaíba, do noroeste de Minas Gerais e do Centro-Sul do Mato Grosso.

Além do alerta laranja para os estados citados acima, o Inmet classificou como ‘possível perigo’ boa parte do Brasil, com maior abrangência para Tocantins, Pará, Sul do Maranhão e Sul de Minas. Nessas áreas a previsão é de ventos de até 60 km/h.

Na parte central de Pernambuco, Bahia, Sertão e Agreste sergipanos e norte de Minas o alerta é para baixa umidade, que deve ser de 30% a 20% nesta semana. A recomendação é evitar a exposição ao sol e beber bastante líquido.

Já no Sul do Brasil, a incidência de uma zona de alta pressão deve fazer as temperaturas subirem nesta terça, com possibilidades de variações entre 30°C e 32°C no Paraná, Santa Catarina e oeste do Rio Grande do Sul, nesta semana. A alta pressão inibe a formação de nuvens de chuva e vai manter o calor com umidade relativamente baixa. 

A região vem sofrendo com temporais que já deixaram 8 mortos e mais de 8 mil desabrigados.

Entretanto, já na quinta pela manhã, com a chegada de uma massa de ar frio, haverá um declínio da temperatura principalmente no Sul do Rio Grande do Sul. Na manhã de sexta-feira, há possibilidade de geada no sudoeste do RS e na região serrana com Santa Catarina.

Fonte: Portal IG

Veja também

PMES menor numero de homicídios

Espírito Santo alcança menor número de homicídios em outubro desde 1996

Parques estaduais

Parques estaduais do Espírito Santo abrem normalmente no feriado de Finados

CNH – The National Driving License, also known as a driver's license, is the official document that, in Brazil, certifies the citizen's ability to drive land motor vehicles.

Detran|ES divulgará lista de suplentes do CNH Social 2026 na próxima terça-feira

estudantes sedu matriculas

Sedu divulga calendário de matrículas para 2027 e prevê aproximadamente 230 mil vagas

Texto: Roberly Pereira / Fotos: Roberly Pereira

Homem condenado a 28 anos por estupro de vulnerável é preso em Marechal Floriano

capa

Marechal Floriano celebra 35 anos de emancipação e 164 anos de história neste sábado (31)

whatsapp-image-2026-10-29-at-16-53-12

PMES mobiliza mais de 5 mil militares para reforçar a segurança durante o feriado de Finados

Young woman at hospital pink ribbon breast cancer awareness month symbo

SUS registra crescimento na realização de mamografias e amplia tratamentos contra o câncer de mama