Avião cai em Rio Branco; a explosão deixou 12 mortos

Publicado em 30/10/2023 às 10:23

Compartilhe

Airplane at sunset - back lit

Foto: Freepik

A queda da aeronave no Acre, neste domingo (29), próxima à pista do Aeroporto Internacional de Rio Branco, matou 12 pessoas . Parte dos passageiros estava viajando para realizar um tratamento médico. Antes de cair, a aeronave explodiu, ceifando a vida de todos a bordo.

A aeronave era um Cessna Caravan , um popular monomotor usado por várias companhias aéreas, a serviço da ART Táxi Aéreo, e tinha como destino a cidade de Envira, no Amazonas. O prefixo da aeronave era o PT-MEE.

Após o acidente, o Centro de Operações Aéreas (Ciopaer) acionou o Corpo de Bombeiros, que conseguiu controlar as chamas após quatro horas. Em seguida, os corpos e os destroços foram retirados do local. 

Segundo o governo do Acre, “as vítimas morreram carbonizadas e as causas do acidente serão investigadas pelas agências competentes”

Causa do acidente

De acordo com a tia de Raimundo Nonato, uma das vítimas, a aeronave já apresentava problemas anteriormente.

“O avião que ele vinha na terça-feira, estava com problema, e ele não veio. À noite, ligaram para ele perguntando se ele queria vir na quarta, e ele veio, porque disseram que estava perfeito. Como hoje era domingo, ele tinha que estar lá às seis horas, e disseram que o avião estava bom, ele foi. O avião já havia apresentado [problemas] em semanas anteriores”, relatou.

A causa do acidente ainda não foi identificada. Segundo a Aeronáutica, na investigação “serão utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo”.

A empresa ART Taxi Aéreo, que realiza voos particulares, emitiu uma nota dizendo que a aeronave estava regular segundo Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e com as manutenções em dia. Veja o comunicado na íntegra:

A.R.T. TAXI AEREO LTDA – ME, informa que no dia 29/10/2023, por volta da 07h21min a aeronave de matrícula PT-MEE, infelizmente, sofreu um acidente logo após decolar do Aeroporto Internacional de Rio Branco, no Acre. A ocorrência está sob investigação das autoridades competentes com as quais estamos prestando total e exclusiva colaboração.

Na aeronave estavam 09 passageiros e 02 tripulantes, os quais vieram a óbito no local, conforme lista que será oportunamente disponibilizada.

No que diz respeito à operação:

a) A aeronave envolvida era certificada para o transporte remunerado de passageiros (operações para táxi aéreo) e estava com todas as rotinas de manutenção em conformidade com as normas e regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

b) A tripulação engajada na operação era devidamente habilitada pela ANAC, com todos os respectivos treinamentos em dia.

Nossa prioridade é a atenção, amparo e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas e com nossos colaboradores, neste momento de profunda tristeza para todos nós. Já foram disponibilizados psicólogos e assistência social para os familiares. Bem como está sendo providenciado o translado dos familiares ao local do acidente.
Com pesar: A Diretoria

Vítimas

Dentre as vítimas, estão o piloto Cláudio Atílio Mortari, e o copiloto Cleiton. Além deles, a pequena Clara Maria Monteiro, uma criança de apenas um ano e sete meses, estava a bordo junto de sua mãe, Ana Paula Melo.
Os outros passageiros, identificados como José Marcos Epifânio, Edineia de Lima, Jamilo Maciel, Antônio Cleudo Epifânio, Raimundo Nonato Melo, Alexsander Bezerra, Francisco e Antonia Elizangela, também foram vítimas fatais do acidente.

Fonte: Portal IG

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral