NOSSO DIREITO

Nosso Direito

Normas tributárias em vigor equivalem a um livro de 166 milhões de páginas

Publicado em 27/09/2023 às 10:44

Compartilhe

Colunas-Montanhas-capixabas-Nossos_direitos

Enquanto a reforma tributária não entra em debate e votação no Senado, os brasileiros precisam lidar com as normas tributárias em vigor, que equivalem a um livro de 166 milhões de páginas, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Isso corresponde a 6,6 quilômetros de normas, se impressas em papel formato A4 e letra tipo Arial 12.

De acordo com a pesquisa do IBPT, após 34 anos da Constituição Federal, foram criadas 7.129.074 normas. Em matéria tributária, foram editadas 466.561 normas. A cada dia útil, o Brasil edita 829 regras, o que significa mais de 2,26 normas tributárias por hora.

De acordo com o levantamento, que leva em consideração as regras definidas até o final de 2022, estão em vigor 364.526 artigos, 849.346 parágrafos, 2.715.721 incisos e 357.236 alíneas. O advogado tributarista Samir Nemer ressalta que todas essas leis precisam ser bem estudadas e aplicadas corretamente.

“O sistema tributário brasileiro é complexo e demanda atualização constante dos especialistas na área. Seguir regras tributárias é garantir o cumprimento da lei. Violar as normas pode resultar em multas, penalidades, juros e até mesmo processos criminais. Por outro lado, empresas que respeitam as leis fiscais geralmente têm uma melhor reputação no mercado, atraindo investidores, clientes e parceiros, minimizando riscos financeiros. Além disso, mantendo-se em dia com os tributos, colaboramos com o desenvolvimento econômico do país, beneficiando empresas e toda a sociedade”.

Nemer ressaltou que devido à burocracia em excesso do sistema que se começou o debate para haver uma reforma tributária, que torne as regras mais simples. “Vale lembrar que o nosso Código Tributário também é antigo, é de 1966 e precisamos fazer alterações, porque essa desatualização leva a alguns problemas, como insegurança jurídica e forma burocrática de fazer negócio. É como se no ramo empresarial a gente vivesse no meio digital e a nossa legislação fosse ainda do formato analógico”, ressaltou Nemer, que é sócio do escritório FurtadoNemer Advogados.

Empresas

De acordo com o levantamento do IBPT, a estimativa de normas que cada empresa deve seguir é de 4.869, ou 54.679 artigos, 127.402 parágrafos, 407.358 incisos e 53.585 alíneas. Isso corresponde a 6,6 quilômetros de normas, se impressas em papel formato A4 e letra tipo Arial 12. Em decorrência desta quantidade de normas, as empresas gastam cerca de R$ 207 bilhões por ano para manter pessoal, sistemas e equipamentos no acompanhamento das modificações da legislação.

Outro destaque é em relação ao número de regras por cidadão. O estudo aponta que, dividindo-se a quantidade de normas editadas pelo número de habitantes do país, verifica-se que nos três anos anteriores à promulgação da Constituição de 1988 foi editada uma norma geral para cada grupo de 300 habitantes. No período acumulado, de 1989 a 2022, o número de normas editadas foi de uma para cada 30 habitantes.

Reforma

A reforma tributária tem o objetivo de simplificar as regras brasileiras, reduzindo os litígios. Por outro lado, de acordo com o que está previsto no texto que está no Senado, as mudanças vão mexer no bolso do brasileiro. De acordo com o advogado tributarista Samir Nemer, muitos setores da economia podem ter aumento nos tributos com a aplicação do Imposto sobre o Valor Adicionado (IVA), o tributo único previsto na reforma, um de âmbito nacional (que substituiria os tributos federais IPI, Pis e Cofins), e outro de âmbito subnacional (que substituiria o tributo estadual ICMS e o municipal ISS).

Se nada mudar, a alíquota cheia estimada do tributo é de 25%, o que vai afetar diversos setores com carga tributária menor, como o de serviços, que tem um percentual que varia de 8,5% a 10%, e o do agronegócio, cuja tributação é de 8,5%.

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

Últimos artigos de Nosso Direito

Registro Civil de Pessoas Naturais: em que ele está presente no dia a dia

Normas tributárias em vigor equivalem a um livro de 166 milhões de páginas

Inventário: preservando o legado e organizando o patrimônio

Assédio moral no ambiente de trabalho: como identificar e como a lei trabalhista se posiciona

Defensoria Pública, inventário: um atendimento que virou três