Lula sanciona Lei que mantém coeficientes do FPM de municípios com redução populacional

Publicado em 29/06/2023 às 10:17

Compartilhe

populacao-reduzida-1

Foto: Freepik

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta quarta-feira (28/6) a Lei Complementar nº 198/2023, a fim de manter os coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de municípios com redução populacional aferida em censo demográfico. A nova Lei altera duas normas anteriores — a Lei Complementar 91/1997 e a Lei 14.133/2021, a Lei de Licitações e Contratos Administrativos — aplicando um redutor financeiro sobre eventuais ganhos (com a especificação de forma e prazo).

A medida visa evitar bruscas quedas de arrecadação, estabelecendo uma transição de dez anos para os municípios migrarem para uma faixa de coeficiente inferior do FPM. De acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), 601 municípios podem ter decréscimo de coeficiente por terem uma diferença de até mil habitantes em relação à mudança de faixa populacional.

Anúncio

O estudo aponta que, atualmente, 168 municípios são contemplados pela Lei Complementar 165/2019. Todos deixarão de ter o suporte legal diante da perda da eficácia da norma, a partir do Censo 2022. Com efeito, a nova Lei pretende equacionar em definitivo a questão, prevenindo eventuais quedas bruscas de arrecadação e consequente risco de inviabilizar a prestação das políticas públicas.

REGRA DE TRANSIÇÃO — A legislação institui uma regra de transição, garantindo segurança jurídica e exequibilidade aos Planos Plurianuais (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Leis Orçamentárias Anuais (LOA) já aprovadas e vigentes.

O redutor financeiro previsto na Lei define a restrição inicial de 10% no exercício seguinte ao da publicação da contagem populacional do censo do IBGE, passando a 20% no segundo exercício seguinte ao da publicação. A queda segue ano a ano, gradativamente, até 90% no nono exercício. A partir de 1º de janeiro do 10º exercício seguinte, os municípios terão seus coeficientes individuais no FPM fixados em conformidade com a população aferida no censo.

Anúncio

O Tribunal de Contas da União (TCU) publicará instrução normativa referente ao cálculo das quotas do FPM, com efeito imediato para a distribuição do Fundo ainda em 2023, em até dez dias.

Fonte: Planalto do Governo

Veja também

PMES menor numero de homicídios

Espírito Santo alcança menor número de homicídios em outubro desde 1996

Parques estaduais

Parques estaduais do Espírito Santo abrem normalmente no feriado de Finados

CNH – The National Driving License, also known as a driver's license, is the official document that, in Brazil, certifies the citizen's ability to drive land motor vehicles.

Detran|ES divulgará lista de suplentes do CNH Social 2026 na próxima terça-feira

estudantes sedu matriculas

Sedu divulga calendário de matrículas para 2027 e prevê aproximadamente 230 mil vagas

Texto: Roberly Pereira / Fotos: Roberly Pereira

Homem condenado a 28 anos por estupro de vulnerável é preso em Marechal Floriano

capa

Marechal Floriano celebra 35 anos de emancipação e 164 anos de história neste sábado (31)

whatsapp-image-2026-10-29-at-16-53-12

PMES mobiliza mais de 5 mil militares para reforçar a segurança durante o feriado de Finados

Young woman at hospital pink ribbon breast cancer awareness month symbo

SUS registra crescimento na realização de mamografias e amplia tratamentos contra o câncer de mama