Seminário capacita educadores em Marechal Floriano

Publicado em 08/10/2022 às 11:57

Compartilhe

Seminario-capacita-educadores-em-Marechal-Floriano

Na última semana, foi realizada, em Marechal Floriano, o Seminário Municipal de Educação, com o objetivo de capacitar todos os profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Educação. Com três palestras simultâneas, todos puderam refletir sobre suas práticas e perceber a importância que o trabalho colaborativo tem no fazer pedagógico das escolas.

O encerramento foi realizado na sede do município, com uma confraternização. Os palestrantes presentes foram: Cesar Nunes, Marcelo Serralva e Fábio Flores. O professor Cesar Nunes ocupa a cadeira titular na Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (UNICAMP) e proferiu a palestra “A importância do protagonismo docente e do acolhimento aos estudantes para a produção do sucesso escolar” aos profissionais do Ensino Fundamental.

Ele abordou a importância da humanização, da leitura de mundo, da empatia e da escuta sensível dos estudantes na construção de uma escola que acolhe e é significativa, além de que a “educação é um direito público, subjetivo, que precisa acompanhar a mudança transgeracional dos sujeitos e ser ofertada de modo equitativo”.

Anúncio

Em sua palestra, o profissional provocou os participantes a serem reflexivos quanto às suas práticas; a compreenderem que é possível superar o “status quo” da escola tradicional, adultocêntrica e propor uma escola que acolhe, que respeita os ciclos da vida e que tenha sentido para os educandos.

A palestra com Marcelo Serralva encantou por sua criatividade em trabalhar com a educação infantil através ludicidade. Todos os profissionais da Educação Infantil cantaram, dançaram e brincaram muito, envolvidos pelo dinamismo do palestrante em transformar o conteúdo em música, trazendo aprendizado e alegria com sua dinamicidade, criatividade e com o uso de instrumentos alternativos.

Já o palestrante Fábio Flores abordou sobre a valorização profissional do servidor, independente da função, o trabalho de equipe e a autoestima dos colaboradores. A palestra foi motivacional que mesclou conteúdo socioemocional, fundamentado em técnicas aplicáveis ao dia a dia. Seu humor foi contagiante e encantou os profissionais que estavam presentes.

Anúncio

Fonte: Asscom/PMMF – Fotos: Asscom/PMMF e Elabore

Veja também

18626

Condenados por estupro e tráfico de drogas são presos em Marechal Floriano e Domingos Martins

capa

Livro resgata a trajetória de Domingos José Martins, patrono da liberdade capixaba

guacui

Governo do Estado inicia ciclo de Audiências Públicas para elaboração do Orçamento 2027

Vitoria-praia-Espirito-Santo-Julio-Huber

Turismo capixaba cresce 1,1% no primeiro trimestre de 2026 e registra recorde no transporte aéreo

{B67EDAD2-B6EC-ECE0-ECDD-3E2E4BBBCDCB}

Festa da Banana e do Leite de Alfredo Chaves confirma Simone Mendes como atração principal

Alecsandro Casassi_Recall de Marcas

Sicoob é a cooperativa mais lembrada pelos capixabas pelo 17º ano consecutivo

Boi-gado-pecuaria-Julio-Huber-1024x683

Exponel Ouro reforça protagonismo da pecuária capixaba com genética de excelência e inovação tecnológica

Praça de Alimentação Fenecon

Fenecon 2026 espera movimentar R$ 15 milhões e receber 30 mil visitantes em Conceição do Castelo