Operação interdita loteamentos irregulares e identifica desmatamento em Domingos Martins

Publicado em 14/05/2022 às 11:14

Compartilhe

loteamento-inapropriado

Texto: Julio Huber / Fotos: Polícia Militar Ambiental

Domingos Martins

Após diversas denúncias e reclamações de moradores da Região Serrana do Estado sobre desmatamentos e loteamentos irregulares, ontem (13) foi executada a “Operação Curupira”, que identificou áreas de desmates e construção de loteamentos sem as devidas autorizações.

A ação contou com 23 policiais do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), além de fiscais e servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e da Secretaria Municipal de Planejamento de Domingos Martins.

A Operação Curupira foi realizada nas localidades de Biriricas, Centro e Santa Teresinha, todas em Domingos Martins. Após denúncias de loteamentos irregular es sendo construídos, foi planejada a operação, que resultou em duas barragens e 44 platôs embargados, sendo que 35 estavam sem construção e nove com construção. A maior interdição ocorreu em Santa Teresinha.

Os embargos foram realizados por falta de autorização ou em desacordo com as licenças ambientais dos órgãos responsáveis. Também foram confeccionados Termos Circunstanciados referentes a 18 platôs também em desacordo com a legislação. Em um dos terrenos denunciados, uma máquina retroescavadeira foi encontrada no local, mas não estava sendo utilizada no momento.

O subcomandante do BPMA, o major Wanderson Machado Luchi, ressaltou a importância da operação realizada. “O objetivo principal da Operação Curupira é a proteção da Mata Atlântica na região de montanhas capixabas. Como consequência do desenvolvimento urbano e turístico na região, a especulação imobiliária tem exercido uma forte pressão sobre a preservação do meio ambiente. Então, a operação visou coibir desmatamento e parcelamentos irregulares de solo para salvaguardar a Mata Atlântica. O Curupira é um personagem folclórico brasileiro, que era o protetor das matas, e então, nós hoje somos os protetores das matas” frisou.

O major informou que o BPMA continuará intensificando a fiscalização ambiental, de modo a contribuir para um meio ambiente ecologicamente equilibrado e no bem estar das pessoas. O cidadão pode realizar denúncia anônima de crimes ambientais através do número 181, ou pelo site (https:/disquedenuncia181.es.gov.br). Além do major Wanderson Machado Luchi, estiveram presentes o comandante da 1ª Companhia do BPMA, o capitão Francisco Alves da Vitória; o comandante do Comando de Operações Táticas em Mata Atlântica (COTAMA), o 2° tenente Luciano Baleeiro Pereira e o comandante do Destacamento do BPMA de Domingos Martins, o subtenente Ricardo Antônio de Freitas.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral