Venda Nova é pioneira em participação em projeto de educação ambiental

Publicado em 25/06/2021 às 08:35

Compartilhe

Venda-Nova-e-pioneira-em-participacao-em-projeto-de-educacao-ambiental

Texto: Rádio FMZ / Foto: Divulgação

Para fortalecer e fomentar ações de educação ambiental na região, a gestão municipal assinou o acordo de cooperação do “Preservando o Nosso Quintal”, projeto desenvolvido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). A ação ocorreu na quarta-feira (23), com a participação do diretor-presidente do Iema, Alaimar Ribeiro Rodrigues Fiuza, e de representantes da Administração e da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. A abertura do evento contou com uma apresentação do maestro da Banda Emiliano Pedrini Lorenção, Jorge Luiz Pereira da Silva, da musica Planeta Agua, de Guilherme Arantes.

O programa de educação ambiental prevê a organização e difusão de informações sobre o território, como forma de qualificar a participação da comunidade, assim como a ampliação de espaços de participação, de forma a aproximar comunidade, família, turistas, escolas e pesquisadores ao pertencimento enquanto território. O projeto irá dispor de formação com professores, ongs, escolas e da comunidade de forma a democratizar o acesso à informação.

O presidente do Iema, Alaimar Fuiza, destacou que Venda Nova está sendo pioneira do projeto. “Vocês estão sendo iniciadores desse projeto, projeto que a gente acredita muito na relação de aproximação da comunidade com a unidade de conservação Parque.” Alaimar também pontuou a importância das unidades de conservação na qualidade de vida da comunidade. “Qualidade de vida e índice social no mínimo 40% melhor do que em volta. E a gente precisa ter essa aproximação para que a comunidade também, perceba valor na Unidade conservação, ajude a cuidar dela e receba dela também valor.”

Na cerimônia ainda foram entregues exemplares do Livro “Preservando Nosso Quintal”, também elaborado pelo Iema. “O livro trata dos aspectos culturais que estão em torno do nosso parque. Ele tem o papel de educar, tanto em material fotográfico, quanto em mídia digital, que pode ser profundamente explorado por vocês. O livro ainda traz um aspecto de aproximação da comunidade com o parque. Pra gente é fundamental que quem está em torno do parque entenda aquele ativo como ativo dele.” Destaca o presidente do Iema, Alaimar Fuiza.

O prefeito do Município, Paulinho Mineti, destacou no evento a parceria público-privada existente em Venda Nova. “Venda Nova tem muito apoio e parceria das empresas. A Ascaveni é uma referencia não só para Venda Nova mas para a região. 40 a 50 toneladas de materiais que seriam levados para o aterro hoje estão virando renda na mão de pessoas competentes e que fazem a diferença.” O prefeito também aproveitou para destacar o trabalho do Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçu-Virá “aqui em Venda Nova também temos o Guaçu Virá, pioneiros no trabalho de educação ambiental que realizam um belo e importante trabalho.”

Preservando o Nosso Quintal

O Programa de Educação Ambiental “Preservando o Nosso Quintal” foi desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental do Iema, por meio do Centro de Informação e Documentação (Cidoc), em parceria com a Gerência de Recursos Naturais e as equipes das unidades de conservação envolvidas.

Por meio dele, são produzidos livros com linguagem clara e acessível, destacando a biodiversidade, a fauna, a flora, a cultura e a geodiversidade das Unidades de Conservação (UCs). As publicações são distribuídas para as comunidades do entorno e utilizadas para conscientizar e criar pertencimento, para que todos atuem na preservação ambiental.

Atualmente, estão publicadas a 1ª e 2ª edições do livro sobre o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha e a 1ª edição do Parque Estadual Pedra Azul. Ambos têm versões impressas e digitais. A previsão é de que outras Unidades de Conservação também sejam contempladas.

Livro digital – Preservando o Nosso Quintal – Parque Estadual Pedra Azul:

PRESERVANDO O NOSSO QUINTAL

Veja também

54990387814_39c1d28297_o

Lula vê última chance para acordo Mercosul e UE durante cúpula do Mercosul

IMG-20250310-WA0064 (1)

Prêmio Melhores do Esporte anuncia vencedores nesta quinta (18)

capa_49984_CAFEGovernoES

Deputados aprovam incentivo fiscal para comércio de café cru

HQF_1296-1

O Governo do Estado realizou o III Seminário de Práticas Exitosas do PROETI

Lidiney-1024x687-Foto- Fabricio Ribeiro

Após Comissão Processante, vereadores avançam com CPI contra Lidiney Gobbi

4a2bbe03-fffc-4f51-b871-3f34df92d058

Governo do Brasil lança linha de crédito de R$ 6 bilhões para apoiar caminhoneiros na compra de veículos

Café-capa-mão- FOTO- JULIO HUBER

Aprovado no Senado o Projeto de Lei dos safristas

Design Marcel Carone1

Autismo: um modo próprio de perceber, aprender e se relacionar com o mundo