Venda de carros tem crescimento de 8,6% em todo o Brasil
Publicado em 17/06/2019 às 13:22
Mesmo diante de recessão em diversos setores da economia brasileira, a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (FENAUTO) divulgou a informação de que houve aquecimento nas vendas de automóveis no último mês de maio, de acordo com o relatório mensal da entidade.
O relatório mostra que, na comparação com as vendas realizadas em abril, o mercado apresentou um resultado positivo de 8,6%, mesmo com muitas incertezas persistindo com relação às reformas necessárias para o reaquecimento da economia.
O mesmo informativo mostra que o resultado de maio deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2018, teve um avanço de 4,4%. O resultado acumulado deste ano, comparativamente ao ano passado, também se manteve positivo em 1,6%.
O presidente da FENAUTO, Ilídio dos Santos, recomenda atenção, já que os resultados precisam ser analisados com um acompanhamento mais próximo. O executivo recomenda manter a cautela, observando atentamente a variação dos níveis de confiança do consumidor e de outros agentes da economia como um todo.
“Para o estabelecimento de alguma tendência sobre o desempenho do segmento, ainda precisamos de um período maior de observação do cenário nacional. Como o crescimento da economia ainda é fraco, causado por indefinições em vários aspectos, isso poderá afetar os resultados de vendas nos meses próximos”, ressalta o Ilídio.

E o crescimento de 12,5% das vendas de veículos acumuladas entre janeiro e maio na comparação com igual período do ano passado já é maior do que a previsão das próprias fabricantes, que por enquanto preveem para 2019 um volume 11,4% maior do que o de 2018. O maior número de vendas de veículos consequentemente resulta em uma maior venda de peças automotivas. Olhe para este site AutoPecas-Online.pt.
Os mais de 1,08 milhão de veículos emplacados nos cinco meses completos do ano representa o melhor volume desde 2015 para o período, segundo dados divulgados na pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O volume representa a soma dos segmentos leve e pesados.
Segundo o presidente da entidade, Luiz Carlos Moraes, apesar da expectativa cada vez menor para o crescimento do PIB – cujas previsões começaram o ano indicando alta de 2,5% para 2019 e agora figuram para um aumento de 1,2% a 1,3% – a entidade continua apostando em aumento das vendas para o ano.
Por enquanto, as fabricantes mantêm a previsão de que o volume total de veículos novos (leves mais pesados) neste ano será 11,4% maior que o de 2018, o que significa 2,86 milhões de unidades licenciadas. No entanto, o executivo admite que a Anfavea deverá rever suas projeções em um “momento oportuno”, mas não deixa claro se essa revisão também afetará os número previstos para o mercado ou se a nova análise será concentrada nos números de exportações e produção do setor.
“Historicamente, o segundo semestre é sempre mais positivo do que o primeiro em termos de vendas e esperamos que isso se confirme, mas temos que ficar atentos”, afirma o presidente da Anfavea, se referindo aos desdobramentos do cenário político e seus impactos na economia.