Venda de carros tem crescimento de 8,6% em todo o Brasil

Publicado em 17/06/2019 às 13:22

Compartilhe

Mesmo diante de recessão em diversos setores da economia brasileira, a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (FENAUTO) divulgou a informação de que houve aquecimento nas vendas de automóveis no último mês de maio, de acordo com o relatório mensal da entidade.

O relatório mostra que, na comparação com as vendas realizadas em abril, o mercado apresentou um resultado positivo de 8,6%, mesmo com muitas incertezas persistindo com relação às reformas necessárias para o reaquecimento da economia.

O mesmo informativo mostra que o resultado de maio deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2018, teve um avanço de 4,4%. O resultado acumulado deste ano, comparativamente ao ano passado, também se manteve positivo em 1,6%.

O presidente da FENAUTO, Ilídio dos Santos, recomenda atenção, já que os resultados precisam ser analisados com um acompanhamento mais próximo. O executivo recomenda manter a cautela, observando atentamente a variação dos níveis de confiança do consumidor e de outros agentes da economia como um todo.

“Para o estabelecimento de alguma tendência sobre o desempenho do segmento, ainda precisamos de um período maior de observação do cenário nacional. Como o crescimento da economia ainda é fraco, causado por indefinições em vários aspectos, isso poderá afetar os resultados de vendas nos meses próximos”, ressalta o Ilídio.

Venda de carros tem crescimento de 86 em todo o Brasil

E o crescimento de 12,5% das vendas de veículos acumuladas entre janeiro e maio na comparação com igual período do ano passado já é maior do que a previsão das próprias fabricantes, que por enquanto preveem para 2019 um volume 11,4% maior do que o de 2018. O maior número de vendas de veículos consequentemente resulta em uma maior venda de peças automotivas. Olhe para este site AutoPecas-Online.pt.

Os mais de 1,08 milhão de veículos emplacados nos cinco meses completos do ano representa o melhor volume desde 2015 para o período, segundo dados divulgados na pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O volume representa a soma dos segmentos leve e pesados.

Segundo o presidente da entidade, Luiz Carlos Moraes, apesar da expectativa cada vez menor para o crescimento do PIB – cujas previsões começaram o ano indicando alta de 2,5% para 2019 e agora figuram para um aumento de 1,2% a 1,3% – a entidade continua apostando em aumento das vendas para o ano.

Por enquanto, as fabricantes mantêm a previsão de que o volume total de veículos novos (leves mais pesados) neste ano será 11,4% maior que o de 2018, o que significa 2,86 milhões de unidades licenciadas. No entanto, o executivo admite que a Anfavea deverá rever suas projeções em um “momento oportuno”, mas não deixa claro se essa revisão também afetará os número previstos para o mercado ou se a nova análise será concentrada nos números de exportações e produção do setor.

“Historicamente, o segundo semestre é sempre mais positivo do que o primeiro em termos de vendas e esperamos que isso se confirme, mas temos que ficar atentos”, afirma o presidente da Anfavea, se referindo aos desdobramentos do cenário político e seus impactos na economia.

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial