Vacinação nas escolas ultrapassa 1 milhão de doses e avança em 74% dos municípios brasileiros

Publicado em 16/07/2025 às 17:27

Compartilhe

vacinas em adolecente freepik

Foto: Freepik

O Brasil superou a marca de 1 milhão de doses de vacinas aplicadas em escolas públicas e privadas no primeiro semestre de 2025, cobrindo estudantes de até 15 anos em 4,1 mil municípios — o equivalente a 74% das cidades do país. Os dados integram o balanço inédito divulgado nesta quarta-feira (16) pelo Ministério da Saúde, no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE).

A campanha deste ano intensificou a imunização no ambiente escolar. Em abril, o número de doses saltou para 212,1 mil, dez vezes mais que em março (20,6 mil). Em maio, o pico chegou a 583,7 mil aplicações. Pela primeira vez, o governo federal contabilizou separadamente os dados de vacinação realizados diretamente nas instituições de ensino, o que representa um marco no acompanhamento vacinal.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, houve aumento na cobertura de 15 das 16 vacinas do calendário nacional entre crianças e adolescentes. “Já ultrapassamos um milhão de crianças vacinadas nas escolas. Estamos recuperando o esforço histórico de salvar vidas com o Programa Nacional de Imunizações”, afirmou.

Entre as vacinas aplicadas nas escolas estão doses contra HPV, BCG, Covid-19, dengue, febre amarela, meningite, influenza, poliomielite, sarampo, rubéola, entre outras doenças imunopreveníveis. Ao todo, 25 tipos de vacinas foram administradas nesse ambiente.

A chefe de Saúde e Nutrição do Unicef no Brasil, Luciana Phebo, elogiou os avanços. “O país é uma referência mundial em imunização e já atingiu metas importantes. É preciso reconhecer também o esforço de integrar saúde e educação”, destacou.

Avanço geral da vacinação em 2025

Fora das escolas, o avanço vacinal também se reflete em todo o país. Nos primeiros quatro meses de 2025, 15 das 16 vacinas do calendário nacional apresentaram aumento de cobertura em comparação com o mesmo período de 2024. Destaque para a BCG (de 63,5% para 88,2%), Meningocócica C (de 72,5% para 88,3%) e Tríplice Viral D1 (de 86,6% para 91,8%).

A vacinação contra HPV também evoluiu: entre as meninas de 9 a 14 anos, a cobertura chegou a 82,7% em 2024, contra 78,3% em 2022. Entre os meninos, o índice subiu de 45,4% para 67,2% no mesmo período.

Segundo o Ministério da Saúde, os avanços são resultado da retomada do PNI, da garantia de abastecimento de vacinas, de ações como o “Dia D” e da implementação de estratégias adaptadas à realidade local. Também contribuíram o combate à desinformação e melhorias no registro de dados.

Programa Saúde na Escola tem adesão recorde

Com 18 anos de existência, o Programa Saúde na Escola atingiu adesão histórica no ciclo 2023/2024, com a participação de 5.544 municípios — o equivalente a 99% do total do país. A iniciativa contempla quase 110 mil instituições de ensino, sendo 80% da rede pública. Em relação a 2022, mais de 4,3 milhões de estudantes passaram a ser beneficiados.

Para apoiar as ações, o governo federal repassou R$ 150 milhões a estados e municípios, com foco na ampliação da cobertura vacinal, redução de doenças preveníveis e combate à desinformação.

    “Vocês estão aqui, vivos, sem paralisia infantil e muitos sem nunca terem tido sarampo porque um dia alguém os levou para vacinar”, afirmou Padilha, reforçando a importância da participação das famílias.

Fonte: Ministério da saúde

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral