Vacinação contra gripe tem dia ‘D’ neste sábado (10) de norte a sul do Estado

Publicado em 10/05/2025 às 12:36

Compartilhe

vacinação contra gripe

Foto: Sesa

Municípios capixabas realizam, neste sábado (10), o dia “D” de mobilização de vacinação contra a gripe. O dia “D” de mobilização é uma estratégia nacional que visa aumentar a adesão dos grupos prioritários à vacinação da Influenza e, consequentemente, ampliar as taxas de cobertura vacinal dos grupos que têm meta de cobertura de 90%. A ação acontece concomitante em diferentes partes do País.

Além disso, o dia “D” objetiva facilitar a ida às salas de vacinação daqueles que ainda não puderam comparecer, ao longo da semana, para receber a dose.

Com isso, a Secretaria da Saúde (Sesa) tem orientado aos municípios capixabas que façam a comunicação à população quanto aos horários, locais e a forma de acesso às salas de vacinação, a fim de facilitar a procura e alcançar a imunização dos grupos, sejam os que recebem a vacina na rotina ou por meio da estratégia especial.

No Espírito Santo, desde o início da vacinação, em 7 de abril, até essa quarta-feira (07), 356.542 doses de gripe foram aplicadas, sendo 249.742 nos grupos com meta, alcançando uma cobertura de 23,4%, segundo dados do Sistema Vacina e Confia. Os grupos que têm meta vacinal de 90% são os de crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes.

Estratégia de vacinação contra a gripe

A partir deste ano de 2025, a vacina contra a Influenza, que era ofertada em estratégia de campanha, passou a ser incorporada ao Calendário Nacional de vacinação e deve ser administrada na rotina de crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Estes são os grupos com meta preconizada de 90% de cobertura vacinal.

Além disso, ela também deve ser administrada em determinados públicos-alvo seguindo a estratégia especial.

Fazem parte da estratégia especial: trabalhadores da saúde; puérperas; professores dos ensinos Básico e Superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; funcionários do sistema de privação de liberdade; e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral