Vacinação contra a Covid-19 vai passar por auditoria

Publicado em 05/03/2021 às 17:01

Compartilhe

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) deu início, nesta semana, à auditoria na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado. O trabalho será feito em parceria com a equipe da Gerência de Auditoria em Saúde da Secretaria da Saúde (Sesa).

O subsecretário de Estado de Controle, Marcelo Campos Antunes, explica que a equipe de auditores do Estado destacados para a missão será responsável pelo levantamento, que vai acompanhar o processo de imunização desde as condições de acondicionamento e distribuição das doses até a verificação da observação dos grupos prioritários definidos a cada fase do Plano Nacional de Imunização.

A equipe da Subsecretaria de Controle elaborou dois checklists com os itens a serem acompanhados na vacinação. O trabalho será feito por meio da aplicação de questionário a todos os 78 municípios capixabas e visitas – definidas por amostragem – aos locais de vacinação, para verificar de perto o processo de imunização.

CLIQUE AQUI para acessar os checklists

O questionário enviado às prefeituras levanta questões como a existência de normas para acondicionamento e transporte da vacina e os procedimentos adotados em caso de perda das doses, ou de vacinação fora do grupo prioritário. Além disso, serão verificados os critérios de distribuição aos postos, o controle sobre os estoques, a observância aos grupos prioritários e a transparência nos dados, em cada município.

Já as visitas aos postos de vacinação têm o objetivo de acompanhar as condições de armazenamento, distribuição e aplicação da vacina, além de conferir se a fila de prioridades está sendo respeitada e verificar os meios disponibilizados para agendamento da imunização.

Além disso, a Secont vai sugerir um modelo de atuação para as controladorias municipais, prevendo, inclusive, o controle sobre as doses perdidas, por meio de documentação dos motivos e registro fotográfico. As ações previstas na auditoria foram compartilhadas com representantes das prefeituras em reunião on-line, realizada na manhã desta sexta-feira (05), e organizada pelo Fórum Estadual de Controle Interno (Fecontes).

A auditoria também vai acompanhar a normatização, por parte dos municípios, de punições para servidores que recebam ou apliquem indevidamente as vacinas fora dos grupos prioritários. A medida está prevista na Portaria nº 010-R, da Sesa, que, de forma preventiva, criou regramento próprio prevendo punições para as más condutas e desvios na imunização contra a Covid-19.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, ressalta que o foco da ação é a prevenção e a estruturação de uma rede de controle que inclua tanto o Estado quanto os municípios, garantindo à sociedade que haverá controle sobre o processo de vacinação. Edmar Camata lembra que a Secont já vem conversando com as controladorias municipais para alinhar estratégias e incentivar a adoção de boas práticas em controle e transparência na campanha de imunização.

Transparência e controle

No final de janeiro, o Governo do Estado colocou no ar o Painel de Vacinação – conhecido como vacinômetro -, dando transparência às informações sobre vacinas recebidas, distribuídas e aplicadas no Espírito Santo.

Além dos números atualizados diariamente, a página apresenta um painel interativo, em formato gráfico e de fácil entendimento, que traz detalhes sobre a imunização, como o total de doses enviadas para cada município, a distribuição por grupo prioritário e o percentual de cobertura alcançado em cada grupo.

A ferramenta desenvolvida sem custos adicionais é fruto do trabalho conjunto da Secont, da Sesa, da Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom) e do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest). No decorrer do período de vacinação, as informações serão complementadas, de acordo com os grupos prioritários a cada fase da imunização.

Ao investir na divulgação das informações sobre a vacinação, o Governo do Estado fortalece o controle social, como destaca o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, e reafirma o seu compromisso com a transparência, como vem fazendo desde o início da pandemia. “O Estado maximiza a transparência da vacinação, para permitir o controle social e ajudar firmemente na repressão aos desvios já vistos em outros Estados”, observa Edmar Camata.

Veja também

Coro Vox Victória

Coro Vox Victória se apresenta em Marechal Floriano e encerra temporada sobre consciência ambiental

Saúde Coletiva do Brasil

Profissionais do ICEPi apresentam trabalhos científicos no maior congresso de Saúde Coletiva do Brasil

takewondo

Sesport sedia Exame Estadual de faixa preta e dan de taekwondo

carreta de especialistas

Em nova rodada, carretas do Agora Tem Especialistas chegam a mais 15 municípios de 24 estados e o Distrito Federal

lula-conselhao-mc_abr_04122025-13

Lula disse a Trump que América Latina é zona de paz

julgamento-trama-golpista-mc_abr_11092025-8

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

carros - freepik

Como escolher carros usados de forma segura em Portugal

Divulgação

Amantes do vinil terão encontro especial em Pedra Azul, neste sábado (13)