Uso de máscaras deixa de ser obrigatório no Espírito Santo e medidas contra a Covid-19 são extintas

Publicado em 06/04/2022 às 16:42

Compartilhe

governador

Fonte: Governo ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, oficializou, nesta quarta-feira (06), a extinção das medidas qualificadas após mais de dois anos de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19). O anúncio foi feito durante pronunciamento transmitido pelas redes sociais. A partir de agora, não haverá mais obrigatoriedade, por exemplo, do uso de máscaras em locais abertos e fechados ou da apresentação de passaporte vacinal para acesso a estabelecimentos. O Mapa de Risco da Covid-19 deixará de ser publicado.

Casagrande explicou que, diante da queda sustentada das infecções pela doença – e consequentemente, nos indicadores de ocupação de leitos e registro de óbitos -, bem como pelo elevado percentual de capixabas com ciclo vacinal completo, a pandemia deverá ser tratada como um problema de saúde pública, a exemplo de outras doenças. As reuniões da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública, que aconteciam semanalmente às sextas-feiras, passarão a ser realizadas somente quando for necessário.

“Estamos mudando nosso modelo de gestão da pandemia no Espírito Santo. Pandemia que foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e só ela pode retirar essa classificação. Contudo, ela será tratada e gerenciada no Estado como qualquer outro assunto da área de saúde pública, sem a exigência de medidas qualificadas. É um passo importante baseado nos dados e pelo momento em que estamos vivendo. A vacinação foi a principal responsável por chegarmos até este momento. Reforçando que todas essas medidas qualificadas adotadas ao longo desses dois anos nos ajudaram a salvar vidas”, destacou o governador.

Durante a gestão da pandemia, foram publicados um total de 101 Mapas de Risco da Covid-19, sendo o último deles divulgado na última sexta-feira (1º). A estratégia de mapeamento de risco (Matriz de Risco) teve início em abril de 2020, levando em consideração as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e as recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC), que reuniu especialistas de vários órgãos do Governo do Estado e da sociedade.

“A Matriz de Risco foi um grande instrumento que salvou vidas de capixabas. Ao longo da pandemia, conseguimos evoluir muito na assistência à saúde, tanto que conseguimos também ajudar pacientes de outros estados. Tivemos a capacidade de construir um legado mesmo diante de todas as pressões. Estamos com o coração alegre e a alma feliz por chegarmos a esse momento. Nossa equipe seguirá mobilizada para se reunir a qualquer momento que a pandemia exigir”, pontuou o governador Casagrande.

Apesar da extinção de todas as medidas qualificadas até então vigentes, o governador explicou que o uso de máscaras passará a ser cobrado para a área de saúde, sendo apenas recomendado o uso pela população mais vulnerável.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, que participou da entrevista coletiva ao lado do governador, fez uma análise de cenários e da capacidade de resposta à pandemia no Espírito Santo. “Hoje é um dia em que passa um filme pela nossa cabeça. É dia de comemorarmos os avanços que permitiram que pudéssemos chegar até essa data. Quero reconhecer a liderança do governador Renato Casagrande nesse processo, sempre apostando no diálogo e na ciência como a melhor resposta. Tivemos a capacidade de ser exemplo para o País em transparência, fortalecendo as instituições e o Sistema Único de Saúde”, disse.

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial