Uso da Inteligência Artificial aumenta a eficiência no Governo do Estado

Publicado em 14/01/2025 às 10:43

Compartilhe

uso da ia

Foto: Mateus Fonseca/Governo-ES

Mais eficiência e transparência da máquina pública, em benefício da população. É o que o Governo do Espírito Santo vem conquistando com ações de transformação digital. Nesta segunda-feira (13), resultados do uso de Inteligência Artificial (IA) na Administração Estadual foram apresentados a gestores e técnicos de secretarias e órgãos, no Palácio Anchieta.

O governador do Estado, Renato Casagrande, fez a abertura do evento. “Realizamos uma grande reunião com toda equipe do Governo do Estado sobre inteligência artificial e como melhorar a máquina pública usando a tecnologia. É isso que estamos fazendo em diversas áreas como segurança pública, saúde, justiça, na área fazendária. Todas as áreas do Governo já adotaram novos sistemas usando a inovação para que possamos fazer a transformação digital para melhorarmos a prestação dos serviços e a vida de quem busca os serviços públicos”, afirmou.

Durante o workshop, organizado pela Subsecretaria de Transformação Digital da Secretaria do Governo (SEG), foram apresentados os resultados mais relevantes de 11 secretarias de Estado e órgãos.

“Temos mais de 90 robôs de IA em 11 secretarias e órgãos e cada um deles escolheu uma ou duas ações de maior expressão”, explicou o subsecretário de Estado de Transformação Digital, Victor Murad.  Segundo a secretária de Estado do Governo, Emanuela Pedroso, compete à SEG coordenar todos os projetos ligados à inovação e tecnologia do Governo Estadual, dando diretrizes dentro de uma visão holística, do ponto de vista corporativo.

 “Desenvolvemos ambiente com capacidade de coletar grandes volumes de dados públicos e privados em sistemas, arquivos e bancos de dados para cruzá-los e obter importantes respostas de gestão, alcançando excelência no atendimento aos anseios da sociedade. Assim, é possível encontrar respostas antes impossíveis, na antiga forma de gestão de dados”, pontuou Murad.

Ainda segundo o subsecretário, a automação de processos com uso de IA gera ganhos em tempo de execução e custo de pessoal, melhora o atendimento ao cidadão com a disponibilização de serviços pela Internet ou com uso de aplicativos e permite decisões rápidas, fundamentadas e eficazes, gerando benefícios que vão muito além de economia e eficiência, resultando em qualidade de vida da população.

Entre os exemplos de ações apresentados durante o workshop “Inteligência Artificial – Melhoria da Melhoria da Máquina Pública” estavam os da Sefaz, que realiza cruzamentos de dados de notas fiscais, de venda de produtos, consumidores, fornecedores e veículos transportadores que cruzam o Estado; e um painel em tempo real da arrecadação do Estado, algo que antes da IA demandava até 30 dias.

“A Sefaz tem implementado projetos de IA, como projeção de receitas e monitoramento de fraudes, com responsabilidade e governança rigorosa. Devido ao sigilo fiscal, comercial e bancário dos dados, a evolução da IA exige cautela extra, já que ferramentas de aprendizado dificultam a remoção de dados. Com acompanhamento da Getec, a Sefaz busca equilibrar inovação tecnológica e segurança, selecionando arquiteturas que garantam confiança institucional e mantendo sua posição de destaque no setor público”, afirmou o secretário de Estado da Fazenda, Benicio Costa.

A Polícia Civil mostrou o trabalho de cruzamento de dados de variadas fontes de criminosos, como área onde os indivíduos atuam, onde residem, ligações com facções etc., resultando em eficiência e precisão no trabalho de busca e apreensão. O Departamento Estadual de Transito do Espírito Santo (Detran|ES), por sua vez, também com cruzamento de dados, consegue monitorar toda a frota de veículos (condições de conservação, multas, etc.) e status da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de condutores.

O trabalho da Secretaria da Saúde (Sesa) é favorecido pelo uso de IA no atendimento a mandados judiciais ligados à aquisição de medicamentos, além de regulação de exames e cirurgias. Outra ação apresentada durante o workshop foi a da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), que usa a tecnologia, entre outros trabalhos, para garantir o cruzamento de dados entre as forças de Segurança para identificação de criminosos com mais velocidade e precisão.

Destaca-se ainda o Cerco Integrado e Inteligente, que utiliza de IA para controlar mais de 1.650 câmeras espalhadas pelas rodovias estaduais, municipais e federais em convênios com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“O Governo do Estado definiu a transformação digital como uma ação estratégica. Por isso, somos considerados referência nacional no uso da inteligência artificial na administração pública”, frisou a secretária Emanuela Pedroso.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SEG

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro