Usina solar capixaba apresenta soluções sustentáveis para geração de energia

Publicado em 24/12/2023 às 11:02

Compartilhe

Usina-solar-capixaba-apresenta-solucoes-sustentaveis-para-geracao-de-energia

Com grande evidência no cenário atual, as usinas solares estão revolucionando as formas de geração de energia. Por meio da captação da luz do sol, essas instalações sustentáveis estão impulsionando a transição para uma matriz energética mais limpa e renovável. Com baixas emissões de carbono e custos operacionais reduzidos, as usinas solares estão iluminando um futuro mais verde e acessível para todos.

Foi dessa forma que, movida pela veia do empreendedorismo sustentável, surgiu a Apolo Solar, uma empresa capixaba que atua em sistemas de geração de energia por meio da fonte solar fotovoltaica, oferecendo soluções eficientes e personalizadas em Presidente Kennedy.

A Apolo Solar recebeu suporte financeiro do Fundesul Presidente Kennedy – Novos Investimentos, fundo gerido pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) em parceria com a Prefeitura. Esse programa busca atrair investimentos adicionais e impulsionar a economia local, ao mesmo tempo em que auxilia também na criação de mais oportunidades de emprego na cidade.

No dia 08 de dezembro, a empresa teve contrato de financiamento assinado em Presidente Kennedy pelos diretores de Negócios do Bandes, Marcos Kneip Navarro, e da empresa Apolo Solar, Victor Abikhair. A solenidade contou ainda com a presença do vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Ferraço, além do prefeito do município de Presidente Kennedy, Dorley Fontão, entre outras autoridades.

“É importante consolidar que o Fundesul está fechando sua primeira fase com, aproximadamente, R$ 50 milhões de investimentos aqui em Presidente Kennedy e, agora, o município sinaliza para 2024 que irá renovar esses investimentos, operados pelo Bandes, com mais R$ 100 milhões na carteira para a atração de investimentos que possam gerar trabalho e prosperidade”, pontuou Ricardo Ferraço.

O prefeito Dorley Fontão destacou a importância do projeto para o fomento à economia da cidade. “Nosso município precisa de investimentos e quer se desenvolver, cada dia mais. Esta parceria entre o Bandes e a Prefeitura é estratégica para fazer isto acontecer. Com o Fundesul Presidente Kennedy, o banco está de portas abertas para atender qualquer um de Presidente Kennedy que queira investir no nosso município com bons projetos”, frisou.

O que torna o serviço da usina fotovoltaica tão atrativo é que o custo por quilowatt/hora é significativamente menor para os clientes em comparação ao que pagariam a uma empresa de energia tradicional. Essa economia tem despertado um grande interesse entre o público, que vê na instalação de placas fotovoltaicas não apenas uma fonte de energia limpa, mas também uma oportunidade de investimento com potencial de retorno financeiro.

Victor Abikhair falou sobre a trajetória da usina e a razão da ampliação do empreendimento para o município de Presidente Kennedy, que não foi por acaso. “Nossa visão de que o setor, independente da localidade, era extremamente sustentável, tanto no quesito ambiental e social, mas também como negócio, fez com que, há três anos, déssemos o pontapé inicial na construção de uma usina solar, inicialmente localizada em Linhares. Sempre visando o crescimento do nosso portfólio, protocolamos diversos pedidos de usinas por todo o Estado, incluindo Presidente Kennedy”, contou.

Segundo ele, com as análises de viabilidade técnica, Presidente Kennedy foi um dos locais mais propícios dentro dos estudos realizados pela empresa. “Essa é a razão pela qual hoje temos dois grandes projetos aprovados na região e que serão implementados até o final de 2024, com o apoio do Fundesul Presidente Kennedy, programa importantíssimo que nos fez priorizar os projetos da região”, declarou Victor Abikhair.

O diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip, acrescentou também sobre a importância da atração do negócio para a região. “O Fundesul Presidente Kennedy, com o apoio do Bandes, tem desempenhado um papel estratégico ao liderar esse projeto. A estruturação de uma usina solar com um grupo tradicional capixaba não apenas beneficiará a região, que é vocacionada para a geração de energia solar, como também contribuirá com a pauta ESG. Além disso, a iniciativa trará oportunidades econômicas que impulsionam o crescimento local de forma sustentável, atraindo investimentos e gerando empregos para a comunidade. Esta é uma demonstração clara de como o desenvolvimento sustentável e econômico podem caminhar de mãos dadas”, reforça Kneip.

Por acreditar no grande potencial de crescimento do mercado, a Apolo Solar deu início a um projeto para construir, instalar e operar uma unidade de geração de energia fotovoltaica que se enquadre na modalidade de geração distribuída, isto é, de usina solar. Com capacidade de 2,6 MW (megawatts) de potência, a miniusina relocalizará suas instalações para Presidente Kennedy.

A diretora Operacional do Bandes, Gabriela Vichi, explica a importância do projeto para o desenvolvimento do município. “Utilizar os recursos do Fundesul Presidente Kennedy na estruturação de uma usina solar é uma estratégia inovadora e sustentável, que beneficiará a região e contribuirá para a redução das emissões de carbono do nosso Estado. Além disso, dado o diferencial natural do município de Presidente Kennedy, devido à localização estratégica para irradiações solares, essa iniciativa abrirá a oportunidade para o município ser um polo atrator desse tipo de investimentos, o que pode gerar uma economia de escala na região ao redor dessa atividade econômica, gerando crescimento local, emprego e competitividade”, complementou.

O Bandes apoiou o projeto na prospecção e na análise técnica, econômica e financeira da implantação da usina solar. “E continuará apoiando as empresas com o Fundesul Presidente Kennedy na atração de investimentos qualificados para o município”, reitera a diretora Gabriela Vichi.

Unindo o padrão de desenvolvimento com foco na agenda ESG ao projeto de contribuição para estruturar a economia do município, o Bandes atua integralmente no programa que tem transformado a economia de Presidente Kennedy. Com visitas semanais ao local, sempre às quartas-feiras, a equipe do banco presta atendimento aos empresários interessados, apresentando as condições operacionais e colocando-se à disposição para a retirada de dúvidas e análise de projetos.

Fonte: Bandes

Veja também

politica-17-04-ft-Lula-Marques-Agencia-Brasil

Senado aprova PEC das drogas e texto vai para Câmara dos Deputados

cultura-17-04-gov-es

Festa da resistência dos povos indígenas tem início nesta sexta-feira em Aracruz

geral-17-04-ft-div-gov-es

Bandes promove leilão do Fundap nesta quarta-feira (17) em Vitória

saude-16-04-ft-div-gov-es

Ciatox realiza mais de 10 mil atendimentos em um ano no Espírito Santo

geral-16-04-ft-gv-es

Escola de Cachoeiro de Itapemirim inicia projetos com robótica educacional

brasil-16-04-freepik

Professores universitários estão mobilizados no Rio para definir greve

geral-16-04-pmmf

Pavimentação de estradas avança em Marechal Floriano

geral-16-04-freepik-2

Começou o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem