Um pedaço do Japão nas montanhas Capixabas

Publicado em 26/08/2018 às 13:59

Compartilhe

Colonizado predominantemente por imigrantes europeus, a região de montanhas do Espírito Santo tem em sua arquitetura, seus costumes, sua cultura e em sua culinária os traços desses povos. Mas, na região de Pedra Azul, em Domingos Martins, um símbolo da cultura japonesa tem ganhado destaque e atraído mais turistas a cada ano. Trata-se das cerejeiras, árvores que florescem no inverno brasileiro, e que estão servindo de pano de fundo para lindas fotos.

As cerejeiras que florescem nas montanhas capixabas são as mesmas que encantam turistas de todo o mundo que visitam o Japão. Lá, as flores, também conhecidas com Sakurá, abrem logo após o inverno japonês, entre o final de março e início de abril. Aqui no Espírito Santo, as flores costumam aparecer durante o inverno, nos meses de julho e agosto.

Entretanto, esse ano o florescimento atrasou principalmente nas árvores que ficam em frente à entrada do Parque Estadual de Pedra Azul, na charmosa Rota do Lagarto, onde se concentram a maior quantidade de plantas dessa espécie.

As flores devem permanecer abertas durante todo o mês de agosto, encantando e atraindo turistas à região. Nas últimas semanas de julho, o número de turistas que visitavam o local para fazer fotos causou congestionamentos na estreita rodovia.

O diretor de eventos da Pousada Pedra Azul, Paulo Falqueto, informou que muitos hóspedes chegam ao hotel perguntando das cerejeiras. “Foi impressionante o número de hóspedes e turistas que procuram as flores das cerejeiras para fotografar. E realmente está sendo um espetáculo à parte em Pedra Azul. Fico cada vez mais impressionado com a região. A diversidade da flora atrai turistas durante o ano todo. Realmente estamos em uma região privilegiada”, destacou Paulo.

BOSQUE – Para homenagear os 100 anos da imigração japonesa no Brasil, em 2008 foi criado o Bosque Kaoru Kumazawa, também chamado de Bosque das Cerejeiras, que fica na fazenda da Fjordland – Cavalgada Ecológica Pedra Azul. Cada árvore recebeu o nome de uma família japonesa.

Japoneses plantam as primeiras árvores em hotel de Vargem Alta

Um pedaco do Japao nas montanhas Capixabas 02Idealizado por um grupo de japoneses, o Hotel Fazenda Monte Verde Golf e Resort, localizado em Castelinho, Vargem Alta, possui dezenas de árvores plantadas ao redor do lago, que é cenário de ensaios fotográficos durante todo o ano.

Segundo o gerente do hotel, Paulo Uliana, no período em que as cerejeiras estão abertas, a procura é ainda maior. “Além dos nossos hóspedes, muitas pessoas vêm aqui só para ver as cerejeiras. Durante o mês de julho, mais de 50 noivas vieram aqui para fotografar”, contou Paulo.

Ao redor do lago do hotel, há três variedades de cerejeiras: Himalaia, Okinawa e a Yukiwari. Essa última, segundo Paulo Uliana, significa “quebra de gelo”. Ela é sempre a última que floresce. “Essa espécie abre no final de agosto e início de setembro aqui no nosso hotel. As demais já estão floridas”, informou.

A primeira espécie que abre é a Himalaia, em seguida abre a Okinawa. Durante a florada, as árvores ficam totalmente sem folha, o que destaca ainda mais as flores de cor lilás. Cada espécie tem um tamanho diferente.

Atualmente, o hotel, que fica distante poucos quilômetros da região de Pedra Azul, não pertence mais ao grupo de japoneses, mas todos os anos eles vêm ao hotel para colher as flores que caem das árvores, usadas para produzir um tradicional chá da cultura japonesa.

Cerejeira plantada em 1982 produziu mudas para toda a região

Um pedaco do Japao nas montanhas CapixabasUma das cerejeiras mais antigas da região, que foi trazida do Japão e está plantada ao lado do lago do Hotel Fazenda Monte Verde Golf e Resort, está viva até hoje, mas já não possui o mesmo porte que antigamente. O diretor do hotel, Paulo Uliana, contou que centenas de mudas oriundas das sementes dessa primeira árvore serviram para disseminar a espécie na região.

“Eu mesmo já plantei e forneci sementes e mudas para muitas pessoas. Essa de 1982 foi a primeira plantada aqui, mas no ano de 2004 encomendamos 76 mudas, diretamente do Japão, para plantar ao redor do lago. Os pássaros também contribuem muito para espalhar as sementes ao redor”, contou Uliana.

Brasil possui plantios em vários Estados

Um pedaço do Japao nas montanhas Capixabas 2No Brasil, há plantios de cerejeiras em diversos Estados. Um dos mais famosos é o do Parque do Carmo, localizado no bairro Itaquera, zona leste de São Paulo. Entre julho e agosto, 4.000 pés de cerejeiras florescem no local, propiciando um espetáculo que atrai milhares de visitantes. O projeto foi idealizado há quase 40 anos pelo imigrante Hisayoshi Kataoka, que inicialmente trouxera 500 mudas do Japão.

No Japão, a estimativa é de que existam perto de 200 espécies de cerejeiras, com flores que vão do vermelho ao branco, passando pelo rosa e pêssego. Poucas variedades de cerejeira conseguem se desenvolver no Brasil devido às variações climáticas entre os dois países.

As primeiras tentativas de plantios do Brasil ocorreram por volta da década de 70. Mas, foi só nos anos 80 que as mudas de cerejeiras passaram a ser vendidas e seu plantio se espalhou por diversos locais.

Veja também

capa 1

Projeto sobre tecnologia no campo envolve escola e comunidade em Domingos Martins

Imagem do WhatsApp de 2025-08-08 à(s) 16.30.30_e803b94f

Inscrições para a corrida BMBR RUN de Domingos Martins terminam neste domingo (10)

WhatsApp Image 2025-08-08 at 08.41.38

Governo do Estado autoriza ampliação do Hospital Evangélico de Santa Maria de Jetibá

20250728_101723

Governo do Espírito Santo quer levar produtos afetados pelo tarifaço americano para o mercado europeu

foto 12-1 (1)

Estado cumpre todos os requisitos federais e garante acesso a transferências especiais

img_6316_0

Governo deve anunciar plano de contingência contra tarifas dos EUA até terça, diz Alckmin

63810

Fapes abre 4ª edição do Programa Gênesis voltado para microrregião Caparaó

WhatsApp Image 2025-08-07 at 10.00.54

Mulheres do Café: agricultoras de Alegre participam de curso de poda do conilon