Tribunal de Justiça alerta para golpes de intimação falsa em Domingos Martins
Publicado em 21/09/2025 às 06:02
Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação/TJES
O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) emitiu um alerta sobre tentativas de golpes aplicados por meio de mensagens de WhatsApp e e-mails que utilizam indevidamente o nome de Juizados e Fóruns no Estado. Apenas no último mês, foram registrados 23 relatos em Guarapari, Domingos Martins, Aracruz, Marataízes, Conceição da Barra, Ibiraçu, Viana, Muqui e Cachoeiro de Itapemirim.
Segundo o TJES, os criminosos enviam mensagens que simulam intimações judiciais e incluem links suspeitos, possivelmente criados para coletar dados pessoais e confidenciais das vítimas.
O Tribunal reforçou que não envia intimações por aplicativos de mensagens ou e-mails não oficiais. Em caso de dúvida, o cidadão deve entrar em contato diretamente com a unidade judiciária citada na mensagem, utilizando apenas os canais oficiais.
Os contatos estão disponíveis no Catálogo de Telefones e Endereços do Poder Judiciário Estadual (PJES) e também no Balcão Virtual, serviço de atendimento online disponível no portal do TJES.
A recomendação é que a população desconfie de qualquer mensagem que contenha links ou solicite informações pessoais, buscando sempre confirmar a autenticidade da comunicação pelos meios oficiais.