Transporte escolar pode ficar isento de IPVA no Espírito Santo

Publicado em 08/02/2024 às 08:56

Compartilhe

estado-08-02-Divulgacao-Detran-ES

A isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Espírito Santo para o transporte escolar é tema de duas iniciativas que tramitam na Assembleia Legislativa (Ales): os Projetos de Lei (PLs) 510/2023, de Janete de Sá (PSB), e 51/2024, de Pablo Muribeca (Republicanos). Para assegurar a isenção, são propostas alterações na Lei 6.999/2001, que estabelece tratamento tributário do IPVA. Por tratarem do mesmo assunto, os projetos tramitam conjuntamente.

O PL 510 isenta os veículos automotores utilizados no transporte escolar, desde que devidamente credenciados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e enquanto forem prestados os serviços. Já o PL 51 assegura a isenção aos motoristas de transporte escolar que sejam donos do próprio veículo. A isenção é limitada a somente um veículo por beneficiário, desde que ele possua concessão ou permissão para conduzir esse tipo de veículo pelo órgão competente e esteja comprovadamente registrado junto ao Detran-ES.

“A presente proposição tem por objetivo proporcionar a isenção do IPVA para os motoristas de transportes escolares, haja vista que os taxistas já possuem esse benefício expresso em lei, e a fim de alcançar a equidade é que apresentamos o presente projeto de lei”, argumenta Muribeca na justificativa do PL 51/2024.

Janete aponta que a medida deve “aprimorar o ecossistema do transporte escolar no estado do Espírito Santo, haja vista que prestam um serviço de notável interesse público e que, a longo prazo, a redução da intervenção estatal no setor proporcionará ganho elevado para a coletividade”. 

“A isenção em questão trará benefícios para os motoristas de transportes escolares possibilitando incentivo à renovação da frota escolar, a fim de que novos veículos sejam adquiridos, revertendo em maior segurança e qualidade no transporte de crianças e adolescentes, que são o futuro da nossa nação”, complementa Muribeca.

Tramitação

Os projetos serão analisados pelos colegiados de Justiça, Educação, Mobilidade Urbana e Finanças. 
Confira a íntegra dos PLs 510/2023 e 51/2024

Fonte: Ales/ Foto: Divulgação/Detran ES

Anúncio

Veja também

Screenshot

Fundo Rio Doce disponibiliza R$ 450 milhões para projetos sociais em municípios atingidos por desastre de Mariana

limão tahiti - magnific

Brasil intensifica ações para ampliar exportações de frutas à Índia

capa

Dois homens são detidos e parte de mercadorias furtadas de mercearia em Domingos Martins é recuperada

whatsapp-image-2026-06-01-at-12-21-41

Turismo capixaba ganha reconhecimento nacional com pesquisa sobre impacto econômico

Capa Montanhas

Após temporal devastador, produtor rural encontra no Sicoob força para continuar

44

Criminosos arrombam loja e furtam bebidas, cigarros e dinheiro em Domingos Martins

CIDL3454

Governo do Estado recebe 532 novos servidores efetivos para reforçar a Rede Estadual de Ensino

WhatsApp Image 2026-06-02 at 13.41.34

Dupla é presa com cocaína, crack e ecstasy durante abordagem em Domingos Martins