Trabalhadores são dispensados e empresa não cumpre com pagamentos

Publicado em 12/04/2018 às 20:07

Compartilhe

Já imaginou você trabalhar em uma empresa, ter um contrato em vigor, mas, de uma hora para outra ser dispensado e não conseguir receber seus pagamentos como a rescisão contratual e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)? Pois é, essa é a situação de alguns trabalhadores no município de Marechal Floriano, que ficaram desempregados no início deste ano.

A empresa onde essas pessoas trabalhavam é a Brutus Service LTDA ME, que presta serviços a Prefeitura de Marechal Floriano. A maioria destes ex-funcionários desempenhava funções de gari, motorista de caminhão, lavador de rua e coletor. A reportagem do portal Montanhas Capixabas conversou com quatro destes ex-funcionários para entender melhor a situação.

Trabalhando como coletor até o início deste ano, Elvis Julio dos Santos relata que só depois de um mês ele recebeu sua rescisão contratual, mas que o valor do seu FGTS não havia sido depositado de forma completa na Caixa Econômica Federal, para que ele pudesse sacá-lo. Confira o seu relato no vídeo abaixo.

Com o relato parecido com o Elvis, Silas Chagas, que trabalhou como lavador de rua, disse que não está com o seu FGTS pago de forma completa, e que não recebeu uma das chaves (um código) para ter acesso a esse pagamento também na Caixa Econômica. Veja o que disse Silas:

Já o ex-motorista de caminhão Floriano Poli conta que está com dois pagamentos do FGTS atrasados e que não recebeu sua rescisão contratual. Desde que foi dispensado, ele vem enfrentando problemas de saúde e não consegue se colocar novamente no mercado. Confira a fala de Floriano.

José Kohler relatou que trabalhou mais de 20 anos na Prefeitura de Marechal Floriano. Entretanto, após sair do serviço público, foi contratado pela empresa particular que atualmente presta serviços à Prefeitura. Ele conta que o seu FGTS também está atrasado assim como sua multa de rescisão contratual. Acompanhe o relato emocionado de José:

Prefeitura explica como funciona o pagamento para a empresa
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Marechal Floriano informou que realiza mensalmente os pagamentos à empresa Brutus Service, e que para esses pagamentos serem efetuados, a empresa tem que apresentar comprovações de recolhimento dos direitos dos funcionários e outras documentações que comprovem que os funcionários estão recebendo seus salários e os demais direitos que são assegurados por leis. Existe, na Prefeitura, um setor responsável por acompanhar os serviços das empresas terceirizadas, bem como checar a documentação exigida por lei.

Empresa diz que irá pagar
O portal também entrou em contato com a Brutus Service, por meio de seu gerente operacional, João Pedro Dias, que contou que até o final desta semana a empresa planeja quitar todos os pagamentos. “Nós acertamos hoje (09/04), as rescisões que estavam em atraso. Nosso departamento de Recursos Humanos já está trabalhando para gerar as chaves para esses colaboradores sacarem o restante do FGTS. Acredito que até o final desta semana estará tudo certinho. Já foi fornecida uma chave de saque parcial para eles, mas eles têm alguns remanescentes para sacar e o pessoal do RH já está providenciando”, finalizou João.

Veja também

capa_49015_AssembleiaLegislativaLucasSCosta5

Assembleia Legislativa anuncia concurso público com 35 vagas e salários de até R$ 9,6 mil

b044e60a2dc88717769a2fd06302da41_lg_original_

Faes alerta para impactos de tarifa dos EUA sobre produtos capixabas

WhatsApp Image 2025-07-08 at 13.56.53

Projeto incentiva cultivo sustentável de cacau por agricultoras capixabas

{D5DBB1AA-6DEB-4DEE-34CA-D61ACE11D0D1}

Alfredo Chaves sedia final do Campeonato Brasileiro de Parapente de Pouso de Precisão

escape zero_serra (2)-1 (1)

Espírito Santo reduz mortes no trânsito em 6,6% no primeiro semestre de 2025

c7ce57c4-3ca3-44b5-a68b-9e4e44e7e8bb

Centrais sindicais criticam tarifa dos EUA e apontam risco à economia brasileira

café

Mulheres do agro capixaba ganham destaque na 5ª edição da ESX, em Vitória

lula-india-mc_abr_08072025-20

Brasil responderá tarifaço dos EUA com lei de reciprocidade, diz Lula