ARTE

Arte, Crônicas e Poesia

Totem da dor

Publicado em 27/01/2022 às 08:40

Compartilhe

Colunas-Montanhas2_Artes

Ao iniciar um novo ciclo, grandes são as expectativas e os desejos, muitas promessas são feitas. E assim caímos no porvir da vida. Neste ano já nos deparamos com muita tristeza e destruição. Além da perda dos bens materiais, as tragédias costumam levar a esperança.
 
A dor é algo muito individual e como combatê-la acaba assim sendo também, vemos na maioria das vezes a dor deixando a pessoa mais egoísta. O indivíduo exige que o mundo perceba e que faça alguma coisa para extirpá-la.
 
Outrora e raramente, a dor é transformada em impulso para a felicidade, infelizmente hodiernamente temos visto a saltar dos olhos de todos uma melancolia, índices absurdos de uso de remédios psicoativos, todos sofrem e sentem uma dor perene nas suas almas.
 
Por que sofremos? Seria possível um mundo sem dor?

Lembro que fiz essas perguntas na sala de aula e o professor me encarou com olhar atônito, foi a pergunta mais relevante que fiz na escola e nunca obtive a resposta. Acredito que tais questionamentos deveriam ser pautados desde o ensino infantil. Ao olhar para minha própria vida não tenho dúvidas que se fosse ensinado mais sobre a dor e tristeza eu teria lidado melhor com elas…
 
As escolas seguem na busca de formar bons estudantes, homens e mulheres de sucesso, mas não estão preparadas ou não buscam, no mais das vezes, formar homens e mulheres. Seres capazes de lidar com o sucesso e também com o fracasso. “Foguete não tem ré” muitos dizem, mas o que fazer quando tudo dá errado? O que fazer quando a tempestade vem e leva tudo que possui?
 
Isso ninguém ensina como reagir, muitos pais também desde cedo acreditam que boas escolas e o provimento é o suficiente para formar bons filhos e que se eles obtiverem uma vida financeira estável, a missão foi concluída, mas ficam pasmos quando escutam que os filhos estão tristes ou melancólicos, “afinal eles tem tudo que precisam”. Tem mesmo?
 
Não é o saldo bancário que determina o sucesso ou fracasso da vida, mas sim sobre conseguir levantar todas as vezes que cair, seja em qual área for, seja a amorosa, familiar, profissional, etc.
 
Por fim, aproveite a jornada, pois é curta e não tem segunda chance.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

Últimos artigos de Arte, Crônicas e Poesia