Torta de palmito: uma tradição que virou negócio em Alfredo Chaves

Publicado em 28/03/2018 às 14:10

Compartilhe

A culinária capixaba conta com uma vasta opção de pratos típicos, resultado da herança cultural, trazida pelos colonizadores europeus, índios e africanos.

Um exemplo é a torta capixaba de palmito, que em Alfredo Chaves não poderia ser diferente. Evidente na Semana Santa, período em que boa parte dos cristãos ficam em abstinência de carne vermelha, o sacrifício acaba sendo compensado pela tradição de apreciar a torta capixaba. O prato é praticamente obrigatório na mesa de todas as famílias alfredenses.

Quem entende da receita que está na família desde a sua bisavó é a servidora pública Magda Escandiani. Ela afirma que é o 4º ano recebendo encomendas. Desde então, a alfredense prendada se organiza no final de semana que antecede a Páscoa, para preparar os pedidos dos clientes que são vizinhos, amigos e colegas de trabalho.

“Gosto muito de cozinhar e fazer diversos tipos de receitas. Então resolvi unir o útil ao agradável para fazer uma renda extra e complementar o orçamento familiar. Acredito que meus clientes ficam satisfeitos, porque sempre voltam a encomendar”, comemorou.

Magda disse ainda que as tortas mais pedidas são as de palmito com bacalhau, porém também atende a outros recheios, conforme o gosto, como por exemplo, frutos do mar. A média de preço é de R$ 50,00 o quilo.

Segundo o Secretário de Turismo e Cultura do município, Fernando Volponi, por ocasião da Semana Santa, a típica torta de palmito é mesmo o prato tradicional da época, em Alfredo Chaves. “Ela é feita em todas as casas, porém, independente do credo religioso, a tradição secular sempre fala mais alto.

Torta de palmito uma tradicao que virou negocio em Alfredo Chaves 2Veja a receita:
Ingredientes
– 500g de palmito cozido e exprimido;
– 400g bacalhau desfiado e dessalgado;
– 09 avos;
– Uma Cebola, quatro dentes de alho;
– Azeite, azeitona, coentro, cebolinha verde, salsa;
– Sal a gosto.

Modo de Preparo
– Reforgue o palpito e o bacalhau com o alho, a cebola picada e o azeite. Misture tudo e meixa sempre para não queimar. Deixe no fogo por 10 minutos. Depois bata 4 ovos, misture tudo e desligue o fogo.
– Unte um refratário com azeite, coloque o preparo, decore com rodelas de cebolas e azeitonas e finalize com 5 cinco ovos batidos. Leve ao forno e asse por aproximadamente 40 minutos.
– Uma receita tem o rendimento para 06 pessoas.

Veja também

ginastica es

Festival de Natal reúne ginasta olímpica e alunas do Campeões de Futuro

cats

Saudade

sem homicidios

Onze municípios capixabas estão há mais de um ano sem registrar homicídios

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES