Tomar café pela manhã reduz risco de problemas cardiovasculares, aponta estudo

Publicado em 13/01/2025 às 08:32

Compartilhe

café freepik

Foto: Freepik

A revista científica European Heart Journal publicou, na última semana, um novo estudo que revela que o consumo de café pela manhã pode reduzir em até 31% o risco de morte por doenças cardiovasculares. A pesquisa analisou os hábitos de mais de 40 mil pessoas e destacou a relevância do horário de consumo para o impacto positivo.

“Tomar café pela manhã está alinhado ao ritmo natural do corpo, ajudando na regulação do metabolismo e promovendo benefícios cardiovasculares. O café atua como um aliado na rotina matinal, quando o organismo está mais preparado para absorver seus compostos bioativos”, comenta Daniela Zaminiani, nutricionista da rede de cafeterias Sterna Café.

A pesquisa também revelou que o consumo de 2 a 3 xícaras por dia, especialmente pela manhã, mostrou maior impacto nos resultados positivos. No entanto, o consumo excessivo ou em horários próximos ao final do dia pode interferir no sono, reduzindo os benefícios da bebida.

Segundo Zaminiani, o hábito de consumir café à tarde ou à noite impacta negativamente os ritmos circadianos, responsáveis por regular o ciclo de sono. “Isso acontece devido à interferência nos níveis de hormônios como a melatonina, que desempenha um papel essencial na manutenção da qualidade do sono e do equilíbrio do organismo”.

A nutricionista também sugere consumir cafés de alta qualidade, chamados de especiais, para potencializar os benefícios para a saúde. “Os grãos selecionados são ricos em antioxidantes naturais, que ajudam a proteger as células contra danos e promovem a saúde cardiovascular, tornando o café uma escolha ainda mais saudável e saborosa”, afirma.

Para ampliar os resultados o café deve ser consumido como complemento de uma alimentação equilibrada. A bebida é uma ótima aliada para acompanhar alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras boas, ajudando a compor uma dieta mais saudável e balanceada.

Fonte: Máxima Assessoria de Imprensa

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral