Tomar café pela manhã reduz risco de problemas cardiovasculares, aponta estudo

Publicado em 13/01/2025 às 08:32

Compartilhe

café freepik

Foto: Freepik

A revista científica European Heart Journal publicou, na última semana, um novo estudo que revela que o consumo de café pela manhã pode reduzir em até 31% o risco de morte por doenças cardiovasculares. A pesquisa analisou os hábitos de mais de 40 mil pessoas e destacou a relevância do horário de consumo para o impacto positivo.

“Tomar café pela manhã está alinhado ao ritmo natural do corpo, ajudando na regulação do metabolismo e promovendo benefícios cardiovasculares. O café atua como um aliado na rotina matinal, quando o organismo está mais preparado para absorver seus compostos bioativos”, comenta Daniela Zaminiani, nutricionista da rede de cafeterias Sterna Café.

A pesquisa também revelou que o consumo de 2 a 3 xícaras por dia, especialmente pela manhã, mostrou maior impacto nos resultados positivos. No entanto, o consumo excessivo ou em horários próximos ao final do dia pode interferir no sono, reduzindo os benefícios da bebida.

Segundo Zaminiani, o hábito de consumir café à tarde ou à noite impacta negativamente os ritmos circadianos, responsáveis por regular o ciclo de sono. “Isso acontece devido à interferência nos níveis de hormônios como a melatonina, que desempenha um papel essencial na manutenção da qualidade do sono e do equilíbrio do organismo”.

A nutricionista também sugere consumir cafés de alta qualidade, chamados de especiais, para potencializar os benefícios para a saúde. “Os grãos selecionados são ricos em antioxidantes naturais, que ajudam a proteger as células contra danos e promovem a saúde cardiovascular, tornando o café uma escolha ainda mais saudável e saborosa”, afirma.

Para ampliar os resultados o café deve ser consumido como complemento de uma alimentação equilibrada. A bebida é uma ótima aliada para acompanhar alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras boas, ajudando a compor uma dieta mais saudável e balanceada.

Fonte: Máxima Assessoria de Imprensa

Veja também

WhatsApp Image 2025-06-13 at 09.30.51

Rodrigo Amarante, ex-integrante do Los Hermanos, se apresenta no Parque Cultural Casa do Governador

HQF_5135-1

Governo do Estado entrega veículos para impulsionar o turismo nos municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-06-16 at 20.49.55 (3)

De Domingos Martins para o mundo: aluna de escola pública defende doutorado no IMPA e conquista pós-doutorado internacional

54582423453_05bf0f84ea_k

Vitória sedia o I Simpósio de Arboviroses Tropicais Emergentes, promovido por Lacen/ES e Ufes

ExpoQueijo-Brasil-Divulgacao-1024x683

Queijos de 16 países e 18 estados brasileiros estarão reunidos em Minas Gerais

Symbols of Israel and Palestine divided by fencing.

Brasil mantém alerta contra viagens a Israel após novo conflito com Irã

capa

Domingo movimentado em Domingos Martins reuniu cultura, esporte e clima agradável de 15 °C

Captura de tela 2025-06-16 094900

Cardiopatia congênita: condição afeta cerca de 29 mil crianças anualmente no Brasil