Todos os municípios capixabas podem ser incluídos na área da Sudene

Publicado em 06/09/2017 às 18:06

Compartilhe

O Espírito Santo está cada vez mais próximo de ter todo o seu território incluído na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (04) a urgência para a votação do projeto do deputado federal Evair de Melo (PV), que dará acesso a todos os municípios capixabas aos instrumentos de incentivos fiscais federais para a implantação de novos investimentos. 

A área de abrangência da Sudene conta com a atuação do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que oferece diversas linhas de financiamento. Os municípios passarão a ter acesso ao  Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), além dos incentivos fiscais.

“Com isso o Espírito Santo se torna mais atrativo para a vinda de novas empresas, com benefícios fiscais e tributários, tendo acesso a fundos constitucionais do Banco do Nordeste, que poderá fomentar novos negócios nas montanhas capixabas e na região Sul. Isso vai aumentar a geração de empregos, trazer mais arrecadação para o Estado e para os municípios. A vinda da Sudene nos deixa mais competitivo”, avalia o parlamentar.

O projeto de Evair (PLP 128/2015), tramita apensado ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 76/2007, que também traz apensados projetos que incluem a inclusão de mais 47 municípios mineiros na área da Sudene. 

Investimentos 

Dados da Superintendência apontam que em 2015, o FDNE dispôs de R$ 2 bilhões para serem investidos em empreendimentos produtivos com grande capacidade germinativa de novos negócios e novas atividades produtivas. Já o FNE, no mesmo ano, teve seus recursos estimados em R$ 13,3 bilhões.  Esses recursos são destinado a produtores e empresas, além das cooperativas de produção que desenvolvam atividades produtivas nos setores agropecuário, mineral, industrial, agroindustrial, de empreendimentos comerciais e de serviços na área de atuação da Autarquia. Os incentivos fiscais, por sua vez, estimulam investimentos privados prioritários e as atividades produtivas de acordo com definições do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel).

A Sudene é uma autarquia especial, integrante do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, criada para promover o desenvolvimento sustentável do Nordeste. Em 1998, foram incluídos na área de atuação da Superintendência 168 municípios de Minas Gerais e 28 cidades do Espírito Santo.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro