Temporais continuam na Região Serrana e rios permanecem em nível alto
Publicado em 03/02/2020 às 11:45
O Braço Sul do Rio Jucu, que atravessa a sede de Marechal Floriano, continua recebendo as águas das chuvas torrenciais que ocorreram neste fim de semana em Pedra Azul, Victor Hugo, Rio Fundo, São Bento, São Francisco de Urânia e outras comunidades pertencentes à este município, Domingos Martins e Alfredo Chaves.
Com isso, o leito do rio permanece alto, mas sem invadir ruas ou quintais como ocorreu na última semana, quando muitas cidades, distritos e comunidades submergiram devido aos fortes temporais. Pelo lado bom, os moradores reconhecem que foi excelente o serviço realizado há alguns anos na abertura do rio com a retirada das curvas e a remoção das pedras que também freavam a vazão.
Nascido em Marechal Floriano, o aposentado Ernani Nalesso, comenta que a atual velocidade da água no leito do Braço Sul determinou a segurança dos moradores florianenses. “O leito já não possui os impedimentos, como curvas acentuadas e pedras enormes no leito, que serviam de barreiras intransponíveis para as águas do Braço Sul e que foram removidas em tempo”, disse.
O segurança bancário Adeilson Campos, que reside em Marechal Floriano há poucos anos diz que desconhecia o trabalho realizado no leito do Braço Sul na sede que, anteriormente era cheio de curvas acentuadas e que foi transformado em uma linha reta, além das pedras que foram destruídas e restos dela removidos. “Agora as chuvas não causam desespero e enchentes como nas outras cidades”, disse.
Para o comerciante Jonas Buss, a abertura e fim das curvas no leito do Rio Braço Sul do Jucu, deixa a população em condições de segurança que foi comprovada nos últimos dias e novamente neste fim de semana. “Choveu muito em várias regiões por onde passa o Rio Jucu, mas ele ganha velocidade na vazão em Marechal Floriano, um trabalho do ex-vereador Modolo, que todos conhecem na cidade e que buscou condições de segurança para a população na ocasião com o Governo Estadual”, disse.