Suspenso o uso de venenos ao longo da ferrovia entre Vitória e Cachoeiro do itapemirim
Publicado em 20/05/2020 às 11:51
O crescimento de verdadeiros matagais ao longo da ferrovia está com os dias contados: uma equipe da estrada de ferro, a antiga Leopoldina, inicia hoje na Grande Vitória a utilização de equipamentos para o corte dos matagais que desenvolveram na linha férrea devido as fortes chuvas dos meses anteriores.
As máquinas ganharam o lugar dos venenos denominados como “herbicidas” que poderiam causar danos os próprios aplicadores, da mesma forma às famílias com crianças que residem á margem da ferrovia. Em Marechal Floriano as salas de aula de um jardim de infância coordenado pela Secretaria Municipal de Educação estão na parte lateral da linha férrea.
Moradores desta cidade estão satisfeitos com o fim do uso dos venenos para exterminar o mato. Uma das pessoas é Silvana Werneck. Ela opina pela suspensão definitiva do uso dos pesticidas para extermínio dos matagais. “O mesmo efeito que faz aos vegetais faz a nós também e por isso, a decisão da ferrovia em parar com esse trabalho é digna de elogios”, disse.
O comerciário Edevaldo Moura, lamenta que tenha sido tardia a decisão da ferrovia. “Antigamente os homens do setor denominado via permanente trabalhavam com os braços e ferramentas e não provocavam perigo á saúde de ninguém e na atualidade não é assim: enfim houve um raciocínio positivo”.
O segurança bancário Leonardo Jesus comentou que a decisão foi sábia e nada mais sensato nesse caso, que o serviço seja realizado com apoio dos equipamentos manuais e mecânicos. “As enxadas e pás bem como cortadeiras mecânicas não farão mal à saúde de ninguém, porque nelas não existem venenos”.