Suspenso o recolhimento de entulhos em Domingos Martins

Publicado em 06/10/2022 às 15:40

Compartilhe

Suspenso-o-recolhimento-de-entulhos-em-Domingos-Martins

Texto: Julio Huber / Fotos: Jonatas Bermudes

Moradores de Domingos Martins que estão reformando ou construindo, terão que buscar empresas especializadas para o recolhimento de entulhos de obras. De acordo com a Prefeitura do município, o recolhimento de entulhos está suspenso temporariamente devido à falta de área devidamente licenciada para receber este tipo de material, de acordo com a legislação vigente.

O morador Jonatas Bermudes, que mora da sede do município e está realizando uma reforma em sua residência, disse que está acumulando os entulhos na escadaria de sua casa, pois percebeu que os restos de obras depositados nas ruas e calçadas não estão sendo recolhidos – como ocorria anteriormente – pela Prefeitura.

“Na última semana tinha mais entulhos, mas hoje (06) percebi que tem menos sacos depositados nas ruas. Mas, em várias partes da cidade há pontos com restos de obras. Em alguns locais os sacos de lixo estão há mais de 10 dias. Eu estou acumulando dentro de casa, porque não sei se serei penalizado se depositar na rua”, comenta o morador.

O morador Jonatas Bermudes está juntando o entulho de obras em sua casa

Ele argumentou que é preciso um esclarecimento para a população sobre a suspensão do serviço, para que os moradores não deixem os restos de obras acumulados em calçadas. Em um comunicado, a Prefeitura afirmou que “está buscando alternativas para solucionar o problema”.

A orientação da Prefeitura é que pequenos geradores de entulho (volume de até 200 quilos por dia) devem armazenar o entulho na própria obra até que o serviço de recolhimento seja restabelecido. Já quem está gerando um volume maior que 200 quilos por dia, deve contratar uma empresa especializada para o recolhimento do material.

O vice-prefeito e atual secretário de Obras e Serviços Urbanos de Domingos Martins, Fábio Anselmo Trarbach, o Fabinho, explicou que, e a Prefeitura sempre recolheu entulhos de obras (até 200 quilos por dia).

“Já estamos buscando uma área, e uma vez definida o serviço será restabelecido, porém com uma nova proposta. Este novo local será um posto de entrega voluntária, ou seja, os próprios pequenos geradores de entulho deverão entregar este material para a destinação correta”, explica.

Ainda de acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, em muitas situações já identificadas anteriormente pela Prefeitura, o entulho de obras vem sendo descartado de forma errada por alguns moradores, juntamente com o lixo úmido, impactando diretamente no peso dos resíduos recolhidos, e aumentando o valor pago pela Administração para a empresa especializada em destinação final do lixo no município.

“Não é justo que toda a população do município pague por esse serviço de destinação de entulhos de construção. Esse material é pesado e o custo para a Prefeitura é considerável”, destacou o secretário.

A Prefeitura destaca ainda que em breve irá apresentar à população o novo sistema de recolhimento de lixo em todo o município, com foco na redução da produção de lixo úmido e no incentivo à coleta seletiva. Uma comissão composta por servidores de diversas secretarias já está trabalhando nesta nova proposta.

“Precisamos entender que o lixo úmido gera custo, e os resíduos recicláveis geram renda. Praticando a coleta seletiva deveremos reduzir, gradativamente, o valor da taxa anual de recolhimento de lixo, já que um volume cada vez menor será custeado pela Prefeitura à empresa especializada”, finalizou Fabinho.

Veja também

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França

geral-14-06-ft-gov-es-arvore-fotovotaica

Parque Cultural Casa do Governador recebe árvore fotovoltaica

saude-14-06-ft-gov-es

Nova linhagem do Coronavírus foi detectada no Espírito Santo

policia-14-06-moto-roubada-mf

Motocicleta é furtada em Marechal Floriano e vítima diz que vai mudar de cidade

capa-coluna-vida-saudavel-2

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

politica-14-06-ft-assessoria-Janete-de-Sa-Desportiva-Ferroviaria

Estádio da Desportiva Ferroviária poderá se tornar patrimônio cultural material do Estado

mundo-14-06-ft-Divulgacao-Queen-Elizabeth-Hospital-vacina-cancer

Vacinas contra o câncer estão em testes no Reino Unido