Suspeita de envenenamento de lagoa deixa famílias sem água em Domingos Martins

Publicado em 16/05/2018 às 18:04

Compartilhe

Várias famílias entre as localidades de Alto Galo e Biriricas, em Domingos Martins, estão, desde o último sábado (12), sem poder utilizar a água para o trabalho e os afazeres domésticos, devido a uma suspeita de contaminação com veneno da lagoa que abastece as propriedades da região.

Suspeita de envenenamento de lagoa deixa famílias sem água em Domingos MartinsDe acordo com o morador da região, Wellington Brandão Pereira, sua esposa foi quem viu que a água estava com uma coloração diferente e apresentando uma espuma branca. “No sábado (12), eu sai de casa por volta das 5h30 para descarregar um carro de ração, e quando voltei para casa minha esposa disse que água estava com odor muito forte e espumando. Nós abrimos a torneira e quando vimos à situação já pensamos que poderia ser alguma substância dentro do poço”, lembra o agricultor.

Wellington conta que, junto com a esposa, foi até o poço e também ao tanque, localizado na propriedade onde ele trabalha, e ambos viram que os peixes estavam mortos. “Fomos até o poço, à mina d’água estava com uma coloração azul e o tanque estava com espécie de pasta na cor rosa. Vimos que estava tudo contaminado. Nossos animais não morreram porque rapidamente nós fizemos o corte no abastecimento da água”, relata o morador.

Após ver a situação, o agricultor foi em outras propriedades para alertar os moradores e para mostrar a espuma que estava presente na água. Uma das residências foi a do também agricultor Maximiano Bandeira Filho. “O Wellington desconfiou da coloração e da espuma na água e trouxe para eu ver. Eu vi que estava com cheiro de veneno. É a primeira vez que acontece esse tipo de situação na nossa região”, disse Maximiano.

Wellington também conta que desde sábado vem contando com a ajuda dos vizinhos e que está priorizando seus animais. “Estamos tomando banho, fazendo nossas refeições e pegando água para nossas criações nas casas dos vizinhos. Nós estamos deixando de fazer vários serviços e temos como prioridade os nossos animais que não podem morrer de sede”, finalizou o agricultor.

Suspeita de envenenamento de lagoa deixa famílias sem água em Domingos Martins 2Polícia Civil investiga o caso

A Polícia Civil, juntamente com a Polícia Ambiental, foi acionada pelos moradores e esteve no local, na tarde da última terça-feira (15), recolhendo amostras da água, dos peixes mortos e das substâncias encontradas nos reservatórios dos moradores.

Na manhã desta quarta-feira (16), seis moradores da região estiveram na delegacia da Polícia Civil, no Centro de Domingos Martins, prestando depoimento. Eles também foram orientados a procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com o delegado, Geraldo Peçanha, foi solicitado que o resultado das análises das amostras recolhidas seja dado em caráter de urgência. “Vamos nos dedicar ao máximo neste caso e se for comprovado que se tratou de uma ação de envenenamento, vamos apurar o caso e descobrir os responsáveis”, declarou o delegado.

Veja também

54990387814_39c1d28297_o

Lula vê última chance para acordo Mercosul e UE durante cúpula do Mercosul

IMG-20250310-WA0064 (1)

Prêmio Melhores do Esporte anuncia vencedores nesta quinta (18)

capa_49984_CAFEGovernoES

Deputados aprovam incentivo fiscal para comércio de café cru

HQF_1296-1

O Governo do Estado realizou o III Seminário de Práticas Exitosas do PROETI

Lidiney-1024x687-Foto- Fabricio Ribeiro

Após Comissão Processante, vereadores avançam com CPI contra Lidiney Gobbi

4a2bbe03-fffc-4f51-b871-3f34df92d058

Governo do Brasil lança linha de crédito de R$ 6 bilhões para apoiar caminhoneiros na compra de veículos

Café-capa-mão- FOTO- JULIO HUBER

Aprovado no Senado o Projeto de Lei dos safristas

Design Marcel Carone1

Autismo: um modo próprio de perceber, aprender e se relacionar com o mundo