Subestação de energia 100% digitalizada é inaugurada em Santa Maria de Jetibá

Publicado em 07/05/2019 às 12:14

Compartilhe

A empresa EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, inauguroua subestação de energia Santa Maria, em Santa Maria de Jetibá. Com investimento de R$ 19,3 milhões, a subestação expandirá em três vezes a capacidade atual do sistema energético do município e das cidades de Santa Teresa, Santa Leopoldina, Itarana e Domingos Martins.

O investimento beneficiará mais de 120 mil habitantes com melhoria na qualidade do fornecimento de eletricidade.Na obra de ampliação e modernização da Subestação Santa Maria foi executada a elevação de tensão de 69 kV para 138 kV, que permitiu ampliar sua capacidade em 58 MVA, passando de 25 MVA para 83 MVA. A subestação agora é composta de dois transformadores de força, 138/13,2 kV de 41,3 MVA de capacidade instalada cada, e cinco alimentadores de 13,2 kV.

A unidade, que tem 12 mil m² de área, é 100% digitalizada, conta com moderno sistema de automação e supervisão. Toda a sua iluminação conta com lâmpadas LED, garantindo maior eficiência e reforçando a preocupação com a comunidade e meio ambiente.

“A Subestação Santa Maria foi ampliada e modernizada para reforçar a capacidade de abastecimento de energia e assegurar o crescimento econômico na região. Dessa forma, a infraestrutura de distribuição de energia estará preparada para novos investimentos, além de melhorar a qualidade no fornecimento de energia”, ressalta o diretor da EDP, João Brito Martins.

OBRA – Para conectar a Subestação Santa Maria ao sistema da EDP, foram construídos 8 quilômetros de uma nova linha de distribuição em substituição à existente que operava. O investimento contou com utilização de tecnologias de ponta no processo de construção, contando inclusive com utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT’s) para reduzir a necessidade de intervenções de supressão na vegetação no processo de lançamento de condutores.

Além de minimizar o impacto ambiental, a tecnologia propicia maior proteção, minimizando o impacto de agentes externos, como a vegetação, um dos principais ofensores da qualidade do fornecimento de energia em dias de fortes ventos e chuvas.

Buscando maior qualidade do serviço, a Subestação Santa Maria é inteiramente automatizada, minimizando os efeitos ambientais que a sua operação pode causar, como a implementação de bacias de contenção para óleo.

De acordo com representantes da EDP, todas as subestações da Concessionária são monitoradas remotamente a partir do Centro de Operação do Sistema (COS), localizado em Carapina, na Serra. É a partir do COS, operando 24 horas, que é feita a comunicação direta com as equipes de campo. Dessa central, também, é possível monitorar em tempo real a rede elétrica que abastece toda a área de concessão da Distribuidora, e ainda prover suporte de análise metrológica.

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial