Sítio Histórico de Santa Teresa recebe seminário de Educação Patrimonial

Publicado em 17/05/2019 às 11:46

Compartilhe

Para entender e preservar a cultura, a história e a memória da cidade, as secretarias de Educação e Turismo e Cultura do município, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e apoio do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), estão realizando o Seminário de Educação Patrimonial, com mesa redonda e oficinas pedagógicas.

Com o intuito de mobilizar e sensibilizar a população e educadores para o conhecimento do patrimônio cultural teresense, na sexta (17) acontece a mesa redonda “Educação Patrimonial de Santa Teresa-ES: reinventando as relações com a cidade, sua história e memória”, a partir das 18 horas, na Casa da Cultura.

No sábado (18) pela manhã os participantes percorrerão vários espaços do centro histórico da cidade, com oficinas pedagógicas, abordando a apropriação e valorização do patrimônio cultural local.

A visitação irá até a praça Augusto Ruschi (Jardim) onde será contada a história do Patrono da Ecologia do Brasil. Logo depois eles irão ao Instituto Nacional da Mata Atlântica / Museu Mello Leitão conhecer o acervo documental de Ruschi e os prédios históricos do parque. Em junho o Museu completará 70 anos de história.

“Esta oficina tem como objetivo compreender a preservação do patrimônio através do tempo e estabelecer as semelhanças e diferenças que identificam a passagem do tempo, além de conhecer a importância do patrimônio ambiental, que mesmo com a ação do tempo e do homem, permaneceu resguardado”, explicou a coordenadora de história da Secretaria Municipal de Educação, Juliana Menegatti Martins Pasolini.

Santa Teresa é a primeira cidade de colonização italiana do Brasil, de acordo com a Lei n° 13.617/2018 e, recentemente, foi definido o tombamento do centro histórico da cidade.

Serviço:
Seminário de Educação Patrimonial

Sexta, dia 17 – Mesa redonda “Educação Patrimonial de Santa Teresa-ES: reinventando as relações com a cidade, sua história e memória”, às 18 horas, na Casa da Cultura.

Sábado, dia 18 – Oficinas pedagógicas pelo centro histórico de Santa Teresa até o Museu Mello Leitão / Instituto Nacional da Mata Atlântica. A partir das 8 horas.

Com informações: Secult, PMST e INMA

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral