Sistema da E&L dá suporte à gestão contábil em municípios capixabas

Publicado em 10/05/2017 às 14:51

Compartilhe

Ser uma referência de empresa de desenvolvimento de software e gestão pública não é uma conquista do dia para noite. Reflete o trabalho e o aperfeiçoamento em anos de atuação. Bem consciente disso, o grupo E&L sabe que não pode parar no tempo e se dar por satisfeito onde conseguiu chegar. A empresa vê o aprendizado como contínuo, até porque a gestão pública é dinâmica, assim como o ramo de informática e software.

Na administração pública, um setor essencial é o da contabilidade. Ele tanto é o responsável pelo controle financeiro e dos recursos de um município ou instituição, assim como também é uma ferramenta para a própria transparência do uso dos recursos públicos. O Espírito Santo conta com um sistema que integra as informações contábeis dos municípios junto ao Tribunal de Contas do Estado, que é o Sistema Cidades. E um desafio é a qualificação e uso desse sistema de envios de prestação de contas.

warlen ELDa E&L, que é uma desenvolvedora de sistemas, Warlen Luís Miranda, que também é membro da Comissão de Contabilidade Pública (CCP), explicou sobre a importância da qualificação e da realização de um evento com foco no Sistema Cidades no final do mês passado, que coincidiu com o Dia do Profissional de Contabilidade, 25 de abril.

“Sabíamos da dificuldade dos municípios quanto aos envios e sentimos falta de uma comunicação entre as instituições, contadores, CRCES e Tribunal de Contas. O Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES), com apoio da CCP, fez a mediação entre partícipes para tirar dúvidas sobre questões de treinamentos para a nova plataforma criada, o Sistema Cidades”, explicou.

O evento foi realizado como um Painel: Desafios do envio da prestação de contas via Sistema Cidades. Contou com a participação de 72 profissionais de contabilidade, como contadores públicos de autarquias e prefeituras. A equipe da E&L deu suporte para o evento.

O Painel resultou em um relatório que a Comissão de Contabilidade Pública encaminhará para três entidades: a Associação dos Municípios do Estado (AMUNES), o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES) e o Governo do Estado, tendo em vista o aprimoramento da gestão contábil.

O evento teve uma “inscrição social” para cada participante e arrecadou diversas fraldas geriátricas, que serão doadas posteriormente para uma instituição assistencial credenciada.

 

Veja também

Animais-apreendidos-Mapa

Mais de 130 animais e partes de alto risco sanitário provenientes da Nigéria são apreendidos

Happy overjoyed business team celebrate corporate victory in their office

Mais de 70 projetos científicos são contemplados em editais da Fapes

governador casagrande

Governador apresenta Programa Estado Presente em Defesa da Vida em evento nacional

funpaes

Governo do Estado anuncia resultado do FUNPAES com investimento histórico de R$ 485 milhões

protesto mf

Decisão judicial obriga sindicato retirar faixas contra a Prefeitura de Marechal Floriano

Passarinhada-na-RuralturES

RuralturES promove experiência sensorial a portadores de deficiência visual

políticas públicas para juventude

Governo do Estado amplia políticas públicas para as juventudes

luta ES

Terceira etapa do Estadual de Judô vai reunir 600 atletas na Sesport