Sinos da Catedral de Notre-Dame tocam novamente após o incêndio de 2019

Publicado em 08/11/2024 às 13:51

Compartilhe

low-angle photography of grey dome building

Foto: Freepik

Os oito sinos do campanário norte da Catedral de Notre-Dame, em Paris, voltaram a soar na manhã desta sexta-feira (8), mais de cinco anos após o incêndio que destruiu parte do monumento. A catedral, que se prepara para reabrir em 7 de dezembro, testemunhou este momento simbólico pouco antes das 10h30 (6h30 em Brasília), quando os sinos foram acionados um a um por motores.

“É uma etapa muito bonita, importante e simbólica”, disse Philippe Jost, diretor do órgão público responsável pela restauração da catedral, que também participou do evento. “Foi a primeira vez, todos os sinos juntos, desde o incêndio de abril de 2019”, acrescentou Jost, destacando que a catedral gótica se prepara para sua reabertura.

Alexandre Gourgeon, da empresa responsável pela reinstalação dos sinos, também expressou sua emoção. “Ainda não está perfeito, vamos ajustá-los até atingirem a perfeição, mas este primeiro teste já é um grande feito”, afirmou.

Na quinta-feira, testes individuais foram realizados em cada um dos sinos, um processo que marca mais uma fase na reconstrução da catedral, um dos maiores marcos do Ocidente e Patrimônio Mundial da Humanidade, segundo a Unesco.

O incêndio de 2019 danificou o campanário norte, e os sinos que estavam ali precisaram ser cuidadosamente retirados, limpos do pó de chumbo e restaurados antes de serem devolvidos ao seu local original. Cada um dos sinos tem o nome de personalidades históricas da catedral e da Igreja, como o “Gabriel”, que pesa mais de 4 toneladas, e o “Jean-Marie”, o menor, com 800 quilos, dedicado ao cardeal Jean-Marie Lustiger, arcebispo de Paris entre 1981 e 2005. Em setembro, os sinos retornaram à Notre-Dame e foram abençoados em uma pequena cerimônia.

Fonte: G1

Veja também

aplicativo_0410211422

Usuários relatam instabilidade no WhatsApp, Instagram e Facebook

0d4a0366

Análise do MDS fornece informações para a inclusão de pessoas em situação de rua

Close-up view of brown wooden mallet of judge

Jovem preso por matar CEO planejou usar bomba e estava afastado da família há meses

WhatsApp Image 2024-12-10 at 17.26.13-1

Saúde confirma primeiro óbito por Oropouche no Espírito Santo

polícia civil

Ação do Ministério Público investiga delegacia de Venda Nova do Imigrante

radio black

Sejus inaugura primeira rádio do Complexo Prisional de Xuri em Vila Velha

woman-getting-vaccine-shot-by-doctor

Gestantes e idosos passam a ter vacina Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação

Ilustração_Expo_italiana (2) (1) (1)

Arquivo Público recebe exposição sobre os 150 anos da imigração italiana