Sinos da Catedral de Notre-Dame tocam novamente após o incêndio de 2019

Publicado em 08/11/2024 às 13:51

Compartilhe

low-angle photography of grey dome building

Foto: Freepik

Os oito sinos do campanário norte da Catedral de Notre-Dame, em Paris, voltaram a soar na manhã desta sexta-feira (8), mais de cinco anos após o incêndio que destruiu parte do monumento. A catedral, que se prepara para reabrir em 7 de dezembro, testemunhou este momento simbólico pouco antes das 10h30 (6h30 em Brasília), quando os sinos foram acionados um a um por motores.

“É uma etapa muito bonita, importante e simbólica”, disse Philippe Jost, diretor do órgão público responsável pela restauração da catedral, que também participou do evento. “Foi a primeira vez, todos os sinos juntos, desde o incêndio de abril de 2019”, acrescentou Jost, destacando que a catedral gótica se prepara para sua reabertura.

Alexandre Gourgeon, da empresa responsável pela reinstalação dos sinos, também expressou sua emoção. “Ainda não está perfeito, vamos ajustá-los até atingirem a perfeição, mas este primeiro teste já é um grande feito”, afirmou.

Na quinta-feira, testes individuais foram realizados em cada um dos sinos, um processo que marca mais uma fase na reconstrução da catedral, um dos maiores marcos do Ocidente e Patrimônio Mundial da Humanidade, segundo a Unesco.

O incêndio de 2019 danificou o campanário norte, e os sinos que estavam ali precisaram ser cuidadosamente retirados, limpos do pó de chumbo e restaurados antes de serem devolvidos ao seu local original. Cada um dos sinos tem o nome de personalidades históricas da catedral e da Igreja, como o “Gabriel”, que pesa mais de 4 toneladas, e o “Jean-Marie”, o menor, com 800 quilos, dedicado ao cardeal Jean-Marie Lustiger, arcebispo de Paris entre 1981 e 2005. Em setembro, os sinos retornaram à Notre-Dame e foram abençoados em uma pequena cerimônia.

Fonte: G1

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana