Simpósio de Café Conilon em São Mateus acontece em novembro
Publicado em 06/09/2025 às 10:05
Foto: Freepik
Tomar café faz parte da rotina do brasileiro — seja ao acordar, em reuniões de negócios ou em encontros com amigos. Para aprofundar o conhecimento sobre a bebida, o campus de São Mateus vai sediar, nos dias 26 e 27 de novembro, o 3° Simpósio de Pesquisas e Tecnologias em Coffea canephora, dedicado exclusivamente ao café Conilon/Robusta, tanto do Brasil quanto do mundo.
A comissão científica do simpósio reúne pesquisadores de instituições de destaque, como Embrapa, Incaper, Instituto Agronômico (IAC) e o Instituto Superior de Agronomia (ISA), de Lisboa, Portugal — considerada a maior escola de Ciências Agrárias do país.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível no site oficial do evento. O prazo para envio de trabalhos, em formato de resumo ou pôster, segue até 3 de novembro. As orientações estão detalhadas no portal cafeconilon.com.
No primeiro dia, o simpósio trará palestras sobre pesquisas em estresse abiótico e mudanças climáticas, além da apresentação oral de resumos. Entre os destaques está a participação do pesquisador português José Semedo, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (Iniav). Já no segundo dia, além da exposição de pôsteres, acontece a 14ª edição do Simpósio do Produtor de Conilon, que este ano discute estratégias de adaptação às mudanças climáticas. Todas as atividades serão realizadas no auditório central do campus.
Segundo o coordenador-geral do evento, professor Fábio Luiz Partelli, do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas, o objetivo é reunir cafeicultores, técnicos, estudantes e pesquisadores de diversas partes do Brasil e também de países de língua portuguesa que trabalham com Conilon/Robusta, como Portugal, França, Uganda, Estados Unidos e Angola.
Mais informações sobre a programação e regulamento estão disponíveis em cafeconilon.com.
Fonte: Ufes