Sexta-feira Santa (30) com Via Sacra pelas ruas e celebração na Matriz de Marechal Floriano

Publicado em 30/03/2018 às 19:42

Compartilhe

Uma procissão – a tradicional Via Sacra – pelas ruas de Marechal Floriano com cerca de 250 participantes, marcou o início das comemorações religiosas desta Sexta-feira (30) Santa. O grupo católico se direcionou à Igreja Matriz onde um número semelhante de católicos os aguardava para participar da celebração “Solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor”.

A procissão foi iniciada no Posto da Polícia Militar desta cidade, seguiu pela margem da Rodovia BR-262, atravessou a ponte do Braço Sul do Rio Jucu, e continuou pela Rua Santana. Em seguida a Via Sacra chegou à Praça José Henrique Pereira e tomou a Avenida Presidente Kennedy até chegar à Igreja Matriz de Santana.

Sexta feira 30 Santa com Via Sacra pelas ruas e celebracao na Matriz de Marechal Floriano 2Os participantes da procissão fizeram as tradicionais paradas, denominadas religiosamente como “estações” e adiantaram no trajeto devido a facilidade de seguir pelas ruas da cidade que no feriado, estava quase parada. Com isso, a celebração na igreja foi iniciada às 15 horas, momentos após a chegada dos católicos que estavam na Via Sacra.

A paralisação serviu para um eventual descanso dos que andaram pelas ruas da cidade. Durante a Via Sacra os participantes cantaram hinos católicos e rezaram as tradicionais Ave Maria e Pai Nosso. Quando iniciou a celebração, o padre Marcos entrou na igreja seguido dos ministros e demais colaboradores.

Sexta feira 30 Santa com Via Sacra pelas ruas e celebracao na Matriz de Marechal Floriano 3Ao chegar ao altar o pároco deitou-se no piso com as costas para cima durante dois minutos. A igreja se manteve silenciosa. A seguir houve as tradicionais rezas, canto de hinos sacros e um grupo católico apresentou uma singela homenagem, tecendo falas sobre o “Calvário de Jesus Cristo”, com a presença e apoio do padre Marcos Brito.

Sexta feira 30 Santa com Via Sacra pelas ruas e celebracao na Matriz de Marechal Floriano 4A celebração agradou aos que participaram como o professor de motoristas Geraldo Capelini “Espetacular é muito pouco para comparar a este encontro religioso que considero como uma marca dessa união existente entre nós. Coisa que não poderá acabar nunca. Aqui estamos no caminho certo”, disse.

O motorista profissional Paulo Cezar Endlich, disse que participa das ações do catolicismo em Marechal Floriano e jamais abandonará este caminho, que considera o melhor. “Todos os anos participo da Via Sacra e outras ações e, também por isso, sinto-me satisfeito e feliz”.

Veja também

ginastica es

Festival de Natal reúne ginasta olímpica e alunas do Campeões de Futuro

cats

Saudade

sem homicidios

Onze municípios capixabas estão há mais de um ano sem registrar homicídios

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES