Sesa vai promover a testagem ampliada em pessoas acima de 45 anos

Publicado em 26/04/2020 às 11:13

Compartilhe

A Secretaria da Saúde (Sesa) vai promover a ampliação da testagem da população a partir de maio. A iniciativa, que vai começar pela Grande Vitória, prevê a testagem da Covid-19 em pacientes com mais de 45 anos que apresentem febre e tenham comorbidades (como diabetes, hipertensão e obesidade, por exemplo).

Atualmente, conforme a Nota Técnica Covid-19 N° 23/2020, a indicação de testagem é para hospitalizados com sintomas respiratórios, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança, idosos em instituições de longa permanência, grávidas e privados de liberdade.

Conforme o protocolo da testagem ampliada, que está em elaboração pela Sesa, no ato da consulta médica o paciente com mais de 45 anos, com febre há mais de sete dias e que tenha comorbidades, receberá a indicação de testagem rápida; já se apresentar sintomas entre quatro e sete dias, será indicado para fazer o PCR.

“Escolhemos esse perfil da população observando que 84% dos pacientes em leitos de terapia intensiva tem acima de 45 anos. A característica comum entre eles é a idade, febre e comorbidade. Em um estudo feito com sete mil notificações, observou-se que cinco mil estavam dentro dessa faixa etária”, considerou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Ainda de acordo com o secretário, o objetivo da ação é garantir o diagnóstico precoce visando a internação em tempo oportuno sem que o paciente esteja muito grave. “Se a Covid-19 não é diagnosticada cedo e há um agravamento do quadro, o risco para o paciente é maior. Se a doença é logo identificada, observa-se a evolução da doença e a pessoa pode ser assistida em um leito de enfermaria e não chegar a uma unidade de terapia intensiva”.

A testagem ampliada é possível porque Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen) está em condições para o processamento de testes. Atualmente é analisada uma média de 400 amostras/dia, mas existe a capacidade de aumento da análise para até 1.200.

A testagem ampliada no interior do Estado dependerá da pactuação com os municípios. Os testes rápidos serão distribuídos gradativamente pela Sesa.

Veja também

Centro de Logística da Educação

Governo do Estado inaugura Centro de Logística da Educação e moderniza gestão de materiais da Rede Estadual

programa de formação

Ministério da Saúde lança programa de formação técnica para o SUS

apreensão em cruzeiro

Cruzeiro chega ao Brasil com alimentos que podem trazer doença devastadora para a suinocultura

tec renovavel

Tecnologia sustentável para mudas de café ganha destaque em evento no norte do ES

ginastica es

Festival de Natal reúne ginasta olímpica e alunas do Campeões de Futuro

cats

Saudade

ipva 26

Pagamento do IPVA 2026 começa em abril e pode ser feito em seis cotas

sem homicidios

Onze municípios capixabas estão há mais de um ano sem registrar homicídios