Sesa recebe kits para diagnóstico do Covid-19

Publicado em 08/03/2020 às 19:22

Compartilhe

A Secretaria da Saúde (Sesa) solicitou, e o Ministério da Saúde habilitou o Espírito Santo como um dos estados que farão a análise do Covid-19 nos pacientes do próprio território. Na tarde desta segunda-feira (09), o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) entregou 10 kits para testagem do novo coronavírus no Estado, o que permitirá a testagem de 240 amostras que não precisarão mais serem encaminhadas para o Rio de Janeiro.

Durante esta semana uma equipe do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) passará por treinamento na Fiocruz e a previsão é que a partir da próxima semana as análises comecem a ser feitas. Até lá, as amostras negativas para vírus da influenza A e B e para o vírus sincicial respiratório continuarão sendo enviadas para o Instituto.

De acordo com o coordenador do Lacen/ES, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, a confirmação ou exclusão dos casos suspeitos, no laboratório do próprio Estado, além de permitir um resultado mais ágil, trará uma resposta mais rápida para a Vigilância Epidemiológica.

“Estamos atuando na busca do diagnóstico com foco em todas as frentes necessárias no enfrentamento desse novo vírus. Por isso, uma das ações estratégicas de emergência da Secretaria, logo após a divulgação do primeiro caso suspeito, fora do epicentro mundial, foi fazer essa solicitação junto ao Ministério. Sabíamos da possibilidade da doença adentrar nossas fronteiras e, por isso, nos antecipamos. Nos próximos dias passaremos por um treinamento para que a liberação dos resultados seja realizada com a maior qualidade e segurança possível para a população”, frisou.

Rodrigues explicou ainda que um kit é capaz de analisar 24 amostras e que o resultado do teste que identifica o novo coronavírus sairá em até 24 horas. A previsão é que nos próximos dias o Ministério da Saúde libere mais kits para o Estado.

Além do monitoramento do novo coronavírus, o Estado terá um outro kit que permitirá ao Lacen a testagem para mais 20 tipos de vírus respiratórios. Esse cenário reforça e qualifica a capacidade já demonstrada pelo Lacen/ES na resposta tanto à emergência quanto a situações epidemiológicas rotineiras.

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas