Sesa descarta Covid-19 como causa de surto no Hospital Santa Rita

Publicado em 01/11/2025 às 11:16

Compartilhe

surto do HSR

Foto: Divulgação/Governo ES

As investigações laboratoriais realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espírito Santo (Lacen/ES), da Secretaria da Saúde (Sesa), em amostras de pacientes recorrentes do surto intra-hospitalar registrado no Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, descartaram a presença da Covid-19 ou de qualquer nova cepa do vírus.

Além disso, as análises, até o momento, não apontam a presença de nenhum vírus como responsável. “As transmissões ficaram restritas a pessoas que estiveram em ambientes de internação do hospital, reforçando que não há risco de disseminação na comunidade”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

Ainda segundo o secretário, o trabalho dos profissionais na investigação também não identificou, até o momento, nenhum caso de transmissão de uma pessoa para outra. “A Secretaria segue monitorando a situação e adotando todas as medidas necessárias para garantir a segurança de pacientes, profissionais e da população”, destacou Hoffmann.

O trabalho de vigilância e investigação do surto intra-hospitalar registrado no Hospital Santa Rita é realizado pela Secretaria da Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e em parceria com o Ministério da Saúde e secretarias de saúde municipais.

Entre as ações, têm-se as análises laboratoriais; a investigação e monitoramento de casos suspeitos; a produção de material técnico para orientação e suporte às equipes de saúde do Estado; além da criação de material orientativo para informar a população. “Nosso compromisso é garantir a segurança e a saúde de todos, oferecendo o apoio necessário para superar este desafio”, pontuou o secretário de Saúde.

Como é definido um caso suspeito

Por meio da Nota Técnica Conjunta Nº 02 SESA/SSVS/GEVS, é considerado um caso suspeito do surto intra-hospitalar registrado no Hospital Santa Rita aquela pessoa tenha passado por setor de internação do Hospital após o dia 20 de setembro deste ano, como trabalhadores, acompanhante/visitante ou paciente e que atenda a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Apresente febre e pelo menos dois dos seguintes sintomas: mialgia, cefaleia ou tosse. E que não apresente dor de garganta, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos ou
  • Apresente febre e alteração radiológica pulmonar, e pelo menos um dos seguintes sintomas: mialgia, cefaleia ou tosse.

A nota foi encaminhada aos serviços de saúde de todo o Estado a fim de orientar os profissionais na conduta assistencial. Ela destaca ainda que sintomas como dor de garganta, coriza, perda de olfato ou paladar não caracterizam caso suspeito.

A Secretaria da Saúde ressalta ainda que, aquela pessoa que teve contato com paciente do Hospital Santa Rita ou esteve no Hospital após a data de 20 de setembro e apresente os sintomas, procure o serviço de saúde mais próximo e relate aos profissionais de saúde o vínculo com a unidade.

Podemos considerar uma pandemia ou um surto

A Secretaria da Saúde informa que há importantes diferenças entre os termos pandemia e surto. A pandemia acontece quando uma doença se espalha por vários países ou continentes, atingindo um grande número de pessoas, como foi a Covid-19 em 2020. Já o surto acontece quando há um aumento localizado de casos de uma doença — ou seja, restrito a uma área ou instituição.

Segundo explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, o que acontece atualmente no Hospital Santa Rita deve ser considerado um surto. “O caso do Hospital Santa Rita é um surto localizado, e até o momento não há evidências de transmissão de pessoa a pessoa, não apresentando disseminação”, reforçou o subsecretário.

Informações seguras
A Secretaria da Saúde (Sesa) reafirma o compromisso com a população capixaba em fornecer esclarecimentos transparentes e baseados em evidências técnicas sobre a investigação e o controle do surto no Hospital Santa Rita.

Para acessar as informações oficiais e fidedignas, atualizadas diretamente pela SESA, utilize o link abaixo: https://saude.es.gov.br/surto-hospital-santa-rita.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas