Sesa amplia critérios de testagem em massa no Espírito Santo

Publicado em 15/07/2020 às 17:13

Compartilhe

A Secretaria da Saúde publicou, na tarde desta segunda-feira (13), a Nota Técnica COVID-19 Nº53/2020, que atualiza as definições de casos e critérios para a coleta do novo Coronavírus(Covid-19) no Espírito Santo.

Deverão ser coletadas amostras para investigação pacientes suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e em casos suspeitos, com ou sem febre nas categorias: pacientes que estejam hospitalizados; trabalhadores da Saúde; profissionais das forças de segurança; crianças menores de 5 anos, portadores de comorbidades; pessoas a partir de 45 anos, portadores de comorbidades; idosos em Instituições de Longa Permanência; grávidas em qualquer idade gestacional, puérperas até duas semanas após o parto, e lactantes; e população indígena aldeada. Para os casos suspeitos com febre deverá ser coletada para a população privada de liberdade.

Dessa forma o Estado amplia, mais uma vez, a coleta de exames para a população, com o objetivo de detectar precocemente a doença e intervir oportunamente antes do agravamento do quadro clínico.

“Estamos ampliando os grupos que precisam ter uma detecção precoce da doença, são grupos importantes para podermos junto as vigilâncias municipais, acompanhar mais de perto a evolução da doença e tenhamos um manejo precoce em caso de internação”, explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Além das atualizações de novos critérios de coleta, foram incluídos novos critérios de confirmação para a Covid-19. Foram criados o critério clínico e de clínico-imagem, além da atualização do critério laboratorial.

As atualizações são válidas para todo território capixaba a partir desta terça-feira (14) e podem ser acessadas clicando aqui.

Veja também

CNH-do-Brasil

Detran|ES esclarece mudanças no processo de habilitação

Árvore Natal . São Gabriel da Palha

São Gabriel da Palha recebe árvore de Natal que celebra sua identidade cooperativista

CNA

Agro sustenta crescimento da economia em 2025, mas riscos fiscais, climáticos e externos preocupam 2026

capa_49965_AlmocoDeputadosGovernador10122025Rodrigo-Subtil

Deputados e governador alinham pautas finais do ano legislativo

807784e5-342f-4b2c-ba5a-6ce86020e1a8

Governo apresenta balanço do primeiro ano do Plano Anticorrupção 2025–2027

01_carteira_de_trabalho2

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

airplane-taking-off-sunset

Do solo ao céu: como a ascensão moldou a história das Montanhas Capixabas

Boi-gado-pecuaria-Julio-Huber-1024x683

Produção animal no Espírito Santo tem alta no abate de aves e bovinos