Série de temporais com granizo, vento, queda de árvores e cidades sem energia

Publicado em 01/04/2021 às 02:21

Compartilhe

Uma série de temporais tem atingido vários municípios de todas as regiões do Espírito Santo desde a madrugada de hoje (31). Na tarde e noite desta quarta-feira, temporais com chuvas fortes e granizos foram registradas na Região Serrana, principalmente nos municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano.

Após as 14 horas, fortes chuvas foram registradas em Victor Hugo, distrito de Marechal Floriano, e em Paraju, em Domingos Martins, onde a precipitação de granizo assustou moradores e deixou quintais brancos com as pedras de gelo. Em Santa Isabel e em Aracê também foram registrados granizo.

Granizo

Muitos raios eram vistos no final da tarde e início da noite nos dois municípios. Por volta de 20 horas, um temporal amedrontou moradores do distrito de Araguaia, em Marechal. A forte chuva, com muito vento, passou por Santa Maria, Trevo de Paraju, sede do município e seguiu para Campinho, Domingos Martins.

No caminho, muitas árvores foram derrubadas na BR-262 e também na “Estrada Velha”, que liga as sedes dos dois municípios. Entre os quilômetros 40 e 58 da rodovia, diversas árvores caídas deixavam apenas pequenas passagens para os veículos, que trafegavam em velocidade reduzida e fazendo zigue-zague para desviar dos galhos e, em alguns trechos, árvores grossas que foram derrubadas pelos ventos.

Poste

Postes de energia também foram derrubados, deixando a Sede de Marechal Floriano sem energia. Por volta de 21h30, equipes do Corpo de Bombeiros se preparavam para atender a diversas ocorrências na região, que eram registradas pelas pessoas diretamente na sede do 4º Batalhão, já que a falta de energia afetou também as linhas de telefonia.

AVISO DE TEMPESTADE – O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de tempestade com grau de “perigo”, válido entre 12 horas de hoje e 11 horas de amanhã (1º), para quase todo o Espírito Santo, além de regiões do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

O Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), também emitiu um alerta de atenção devido às condições favoráveis para ocorrência de pancadas moderadas a fortes de chuva com trovoadas. “As chuvas virão acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento, podendo ocasionar grandes acumulados. Não se descarta a ocorrência de granizo em pontos isolados”.

Veja também

Coro Vox Victória

Coro Vox Victória se apresenta em Marechal Floriano e encerra temporada sobre consciência ambiental

Saúde Coletiva do Brasil

Profissionais do ICEPi apresentam trabalhos científicos no maior congresso de Saúde Coletiva do Brasil

takewondo

Sesport sedia Exame Estadual de faixa preta e dan de taekwondo

carreta de especialistas

Em nova rodada, carretas do Agora Tem Especialistas chegam a mais 15 municípios de 24 estados e o Distrito Federal

lula-conselhao-mc_abr_04122025-13

Lula disse a Trump que América Latina é zona de paz

julgamento-trama-golpista-mc_abr_11092025-8

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

carros - freepik

Como escolher carros usados de forma segura em Portugal

Divulgação

Amantes do vinil terão encontro especial em Pedra Azul, neste sábado (13)