SERDIA beneficia pessoas com deficiência intelectual e autismo no sul do Espírito Santo

Publicado em 25/11/2024 às 13:59

Compartilhe

Capa-25

Foto: Sesa

A Secretaria da Saúde (Sesa) está expandindo a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba com o Serviço Especializado de Reabilitação para Pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo (SERDIA). O serviço já está ativo em sete municípios da região sul do Espírito Santo: Anchieta, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muqui, Piúma, Atílio Vivácqua e Muniz Freire, somando cerca de 1.000 atendimentos. Outros dois municípios, Alegre e Guaçuí, também habilitados, estão finalizando os preparativos para iniciar os serviços.

A porta de entrada para o SERDIA é a Atenção Primária. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio do sistema estadual de regulação. Segundo a superintendente da Regional Sul de Saúde, Samilla Figueira, a iniciativa busca oferecer um acesso mais humanizado aos serviços de saúde para pessoas com deficiência intelectual e Transtornos do Espectro Autista (TEA).

Atendimento nos municípios

Anchieta:
Desde fevereiro, o serviço opera na sede da Associação Pestalozzi, com uma equipe multiprofissional composta por coordenadora, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psiquiatra, duas psicólogas e terapeuta ocupacional. Atualmente, cerca de 70 pacientes são beneficiados. Entre eles está Enzo Lima dos Santos, de 7 anos, diagnosticado com TEA. Sua mãe, Adriana Lima dos Santos, destaca a evolução na fala e na independência do filho, elogiando o atendimento e a dedicação da equipe.

Piúma:
Iniciado em setembro de 2023, o serviço é oferecido no Centro Municipal Arthur Daré da Silva, com uma equipe composta por coordenador, quatro psicólogos, neuropediatra, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, assistente social, psicopedagogo e professor de educação física. O SERDIA atende 186 pacientes, incluindo João Vitor da Silva Casimiro Fabre, de 13 anos, diagnosticado com TEA e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Sua mãe, Juliene Lage da Silva Casemiro, relata a melhora significativa no comportamento e na interação social do filho, além de destacar o acolhimento e a organização do serviço.

Investimentos do Governo do Estado

O Governo do Estado prevê investir aproximadamente R$ 14,6 milhões no cofinanciamento do SERDIA até 2025. Atualmente, 45 municípios aderiram à política, sendo que 28 já estão habilitados e receberam recursos estaduais que totalizam quase R$ 3 milhões. Desses, 19 municípios já iniciaram os atendimentos.

Essa iniciativa fortalece o atendimento especializado no SUS, ampliando o acesso e melhorando a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e TEA em todo o Espírito Santo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa 

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral