Será sepultado em Domingos Martins comerciante que morreu com variante da doença da “vaca louca”

Publicado em 16/01/2025 às 11:33

Compartilhe

capa

Julio Huber

Uma doença rara, chamada de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), foi a causa da morte do ex-secretário de Agricultura do município de Viana, na região metropolitana do Espírito Santo, o comerciante Joel Santos da Silva, conhecido como “Joel Faustão”. Ele ficou quase 90 dias internado, e morreu ontem (15), aos 66 anos.

A Creutzfeldt-Jakob, que é considerada raríssima, neurodegenerativa, progressiva e fatal, como define o Ministério da Saúde, é uma variante da doença da “vaca louca”. Joel será sepultado em Santa Isabel, Domingos Martins – onde tem familiares – na manhã desta quinta-feira (16).

Entretanto, apesar das similaridades, não há ligação entre as duas enfermidades, principalmente porque a Creutzfeldt-Jakob não é contraída pelo consumo de carne contaminada. Os sintomas são idênticos aos da doença bovina, por isso pode ser confundida.

Conforme explicou o sobrinho de Joel Faustão, o jornalista Pedro Amâncio, diversos exames foram realizados para poder identificar a doença que vitimou Joel. Pedro explicou que a família e médicos chegaram a pensar que realmente se tratava da doença da “vaca louca”, mas após uma série de exames, ficou constatado que era a Creutzfeldt-Jakob, conforme consta na certidão de óbito.

“Chegamos a acreditar que realmente era a doença da ‘vaca louca’, o que seria o primeiro caso do Brasil. Mas exames mais detalhados apontaram para a Creutzfeldt-Jakob, que é muito rara. Pelo o que sabemos, são registrados poucos casos notificados dessa doença no país por ano”, contou o sobrinho de Joel Faustão.

De acordo com o site do Ministério da Saúde, a partir do ano de 2005 até o ano de 2021, foram registradas no Brasil 1.576 notificações de casos suspeitos da DCJ, o que dá uma média de 16 casos por ano. Os registros mais frequentes são em pessoas residentes nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Os estados com maior número de casos suspeitos notificados no período foram: São Paulo com 32,5% (512), Paraná com 12,0% (189) e Minas Gerais com 10% (158). 

A maior frequência de notificações foi registrada entre as idades de 55 a 74 anos, representando 60,2% (994) do total. Quanto ao sexo, foi observada pequena variação, sendo 53,6% (845) de casos suspeitos do sexo feminino e 46,3% (730) do sexo masculino.

DOENÇA – A principal característica da doença de Creutzfeldt-Jakob é o ataque ao sistema nervoso central, o que causa demência em humanos. De acordo com o irmão do ex-secretário, o taxista Roberto Carlos da Silva, Joel apresentou os primeiros sintomas da doença há menos de um ano e de lá para cá, tinha sinais semelhantes aos de uma pessoa que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e da Síndrome de Guillain-Barré, ambas as possibilidades foram descartadas após exame.

Segundo o Ministério da Saúde, há três tipos conhecidos de Creutzfeldt-Jakob (DCJ). A primeira delas é a esporádica, que corresponde a 85% dos casos registrados da doença. Não apresenta causa e fonte infecciosa conhecida e não apresenta um padrão de transmissibilidade reconhecível.

Também há a hereditária, que como o nome sugere, acontece por mutações hereditárias do gene PRNP, que codifica a produção da proteína priônica. Este tipo é responsável por 5% a 15% dos casos, não é possível diferenciá-lo da esporádica por sintomas.

Há ainda a forma Iatrogênica, responsável por menos de 1% dos casos. Pode ser transmitida por procedimentos invasivos e contato com objetos cirúrgicos contaminados. Todos os quadros são irreversíveis. Não existem evidências de que a transmissão da doença aconteça pelo ar ou pelo contato social diário entre pessoas.

Segundo o Ministério da Saúde, a doença é caracterizada por provocar um quadro clínico inicial de demência, desordem cerebral com perda de memória e tremores, associados a outros sinais e sintomas neurológicos e multifocais. É um tipo de Encefalopatia Espongiforme Transmissível (EET) que acomete os humanos.

As EET são chamadas assim por causa do seu poder de transmissibilidade e suas características neuropatológicas que causam alterações espongiformes no cérebro das pessoas (aspectos esponjosos).

A causa e a transmissão desta doença estão ligadas a uma partícula proteinácea infectante denominada de “PRÍON” (do Inglês Proteinaceous Infections Particles). Os príons são agentes infecciosos de tamanho menor que os vírus, formados apenas por proteínas altamente estáveis e resistentes a diversos processos físico-químicos.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a definição de um caso suspeito da doença se baseia nas análises dos exames, sinais e sintomas e história epidemiológica do paciente. Desta forma, o caso pode ser definido como possível, provável e definitivo, mas a confirmação final só pode ser feita por meio da necropsia com a análise neuropatológica de fragmentos do cérebro que envolvem a realização de testes histopatológicos e/ou imunohistoquímicos.

QUEM FOI JOEL FAUSTÃO – Nascido no município capixaba de Muniz Freire, há mais de 30 anos Joel passou a morar em Viana, onde teve seus dois filhos e quatro netos. Em Viana ele era comerciante. Joel Faustão era padeiro e já possuiu uma padaria e um supermercado no município.

Além do comércio, ele sempre se envolveu e questões comunitárias em locais onde morou, em busca de melhorias para as localidades. Chegou a ser secretário de Agricultura no município. Ele possui outros dois irmãos em Viana, entre eles José dos Santos da Silva, conhecido como Faustão, que foi vice-prefeito no município.

Em Domingos Martins, onde ele será sepultado na manhã desta quinta-feira (16), no distrito de Santa Isabel, seu irmão Paulo “Faustão” possui uma mercearia tradicional há mais de 20 anos.

VELÓRIO E SEPULTAMENTO – Após ser velado na capela mortuária de Viana, durante toda a noite de ontem, o corpo de Joel seria levado para Santa Isabel, em Domingos Martins, na manhã desta quinta-feira, onde será velado a partir de 10h na capela mortuária local. O sepultamento está marcado para as 11h no cemitério da igreja Católica.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro