Sempre alerta! Projeto Escoteiro das Montanhas chega a Domingos Martins

Publicado em 28/08/2017 às 18:09

Compartilhe

Na era de computadores, tablets, celulares e outras tecnologias, uma atividade com mais de 100 anos de existência chega à Região Serrana com a proposta de trazer vários benefícios às crianças, adolescentes e adultos: esse é o Projeto Escoteiro das Montanhas.

escoteiros em domingos martinsAtualmente, alguns pais e responsáveis convivem com o grande uso de novas tecnologias, por parte de seus filhos. Em muitos casos, as famílias se vêem um pouco perdidas com esse manuseio excessivo e se perguntam: O que fazer para que meu filho não fique refém dos aparatos tecnológicos?

Com o objetivo de responder essas e outras perguntas, o Projeto Escoteiro das Montanhas será apresentado no próximo sábado (02), a partir das 18 horas, no auditório do Centro Cultural (Antigo Hotel Imperador), em Domingos Martins.

Além do lançamento do projeto, será realizada uma palestra informativa, onde o público poderá conhecer um pouco mais do trabalho, que é voluntário e atua em caráter educacional, cultural, ambiental, beneficente e filantrópico.

Após a palestra, serão dados os prosseguimentos referentes aos trâmites para inauguração do grupo, onde serão preparados os escotistas – mais conhecidos como chefes -, que cuidarão das atividades em campo e administrativas. Os pais participarão desse processo e de todo o decorrer do trabalho.

Com essa iniciativa, que terá uma comissão formada pelos coordenadores Edivaldo Lazzarini de Faria, Tatiane de Oliveira, Sivald Harckbart e Roseli da Penha Cruz Harckbart, Domingos Martins será o primeiro município da Região Serrana a sediar esse tipo de atividade e terá o 19° Grupo Escoteiro no Estado.

Para dúvidas e dicas, os pais e responsáveis podem acessar o Facebook do Projeto Escoteiro das Montanhas e conferir mais informações, além de fotos e vídeos do trabalho.

Escotismo no país

O Projeto Escoteiro das Montanhas também fará parte da União dos Escoteiros do Brasil, uma associação centenária espalhada por todo o país, que atualmente conta com mais de 80 mil escoteiros. No Espírito Santo, existe 18 Grupos Escoteiros sediados em vários municípios e divididos em quatro distritos.

Edivaldo conta qual é a metodologia trabalhada pelo Movimento Escoteiro. “Nosso propósito é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente de caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades. O nosso trabalho atinge a faixa etária que corresponde dos 6,5 a 18 anos de ambos os sexos”, conta o coordenador.

Dividido em quatro ramos de trabalho – Lobinhos: 6,5 a 10 anos; Escoteiros: 11 a 14 anos; Sêniores e Guias: 15 a 17 anos e Pioneiros: 18 a 21 anos -, o escotismo é uma ferramenta de educação não formal, que ultrapassa as barreiras e se firma como um movimento educacional com a proposta de complementar a formação que cada criança, adolescente ou jovem recebe de sua família, de sua escola e de sua orientação religiosa, sem substituir essas instituições.

Veja também

medalha de honra

Saiba a história e a importância da Medalha de Mérito Oswaldo Cruz

casa nostra

Casa Nostra é inaugurada na abertura da RuralturES

paciente acamada sonho

HEAC mobiliza equipe e realiza sonho de paciente acamada

capa coluna vida saudável

Novos tratamentos revolucionam o cuidado de pacientes com dores crônicas

agro 06-09 - ft sicoob - Marciel Covre_Prêmio Produtor Rural Sustentável

Produtor rural de Itarana ganha prêmio nacional de sustentabilidade

geral 06-09 - ft freepik - previsão do tempo

Sexta-feira inicia com clima estável e sem previsão de chuva em todo o estado

agro 06-09 - ft incaper

Espírito Santo lidera capacitação em cafeicultura regenerativa alinhada com metas globais

policia 06-09 - ft AFP - Queimadas no Pantanal

Polícia Federal investiga 52 incêndios florestais suspeitos de ação criminosa