Semana Estadual de Políticas sobre Drogas destaca papel fundamental da Rede Abraço

Publicado em 27/06/2025 às 08:14

Compartilhe

HQF_6579

Fotos: Hélio Filho/Secom

A Semana Estadual de Políticas sobre Drogas (SEPD) foi aberta nessa quarta-feira (26) com evento realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande. O médico oncologista, cientista e escritor brasileiro, Drauzio Varella, foi o conferencista magno do evento de abertura da Semana. Ele compartilhou mais de 40 anos de experiência com o tema e parabenizou o Governo, por meio da Rede Abraço, por manter uma política pública estruturada, séria e baseada em evidências científicas.

“Precisamos considerar a dependência química como um problema de saúde pública e não de força policial. A medicina conhece pouco o tratamento das compulsões. O que a Rede Abraço faz no Espírito Santo é, sem dúvida, um dos caminhos que devemos seguir pelo Brasil, de forma eficaz, que é atuar na prevenção. Por que os adolescentes começam a usar drogas? Quais são as razões? Se a gente não entender esses fatores sociais, psicológicos da própria pessoa, não temos como fazer prevenção, de fato. E depois que você já tem o usuário dependente daquela droga, quais as melhores abordagens? Mas volto a reforçar, isso é um problema de saúde e não de repressão”, orientou Drauzio Varella.

O governador Casagrande enfatizou a importância de o Espírito Santo hoje ter uma política de governo que se relaciona com a sociedade: “Trabalhar esse tema nos coloca com um nível de responsabilidade como cidadãos de verdade. Quando a Rede Abraço foi idealizada, em 2013, nosso entendimento era de que a família precisava ter uma porta para bater. E isso não é fato isolado de uma pessoa. Isso alcança, literalmente, todo o seio familiar. Muita gente, inclusive, não sabe nem o que fazer, como fazer, onde procurar e como lidar com as diversas situações. Então a capacidade de acolher e conversar é um trabalho de excelência que esse Programa realiza em todo o Estado, se consolidando como uma política pública eficiente para tantas pessoas.

O subsecretário de Estado de Políticas sobre Drogas, Carlos Lopes, lembrou que o trabalho realizado pela Rede Abraço ultrapassa os preconceitos e as respostas punitivas. “A cada ano que realizamos a Semana Estadual de Políticas sobre drogas, percebemos o quanto estamos no caminho certo ao unir prevenção, tratamento, reinserção social de forma integrada e humanizada e, claro, investir em ciência e pesquisas. É muito gratificante ver que com o apoio do nosso governador Renato Casagrande consolidamos o nosso Estado como uma política pública que cuida de pessoas”, disse.

Nesta sexta-feira (27), o último dia da Semana Estadual de Políticas sobre Drogas vai contar com especialistas nacionais na temática sobre drogas, como Bárbara Caballero, diretora de Pesquisa, Avaliação e Gestão de Informações da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad/Ministério da Justiça); Mônica Paulo de Souza, perita criminal da Polícia Federal da Paraíba;  Maria Angélica de Castro Comis, psicóloga e coordenadora da Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos (Reduc); Jackeline Barbosa, doutora em Clínica Médica e presidente da Associação Médica Brasileira de Endocanabinologia (AMBCANN); Franciele Marabotti, pesquisadora do Laboratório de estudos sobre Violência, Saúde e Acidentes (LAVISA/UFES); Mariana Dadalto, perita e chefe do Laboratório de Toxicologia Forense (LabTox) da Polícia Científica do Espírito Santo; Emílio Nabas, advogado e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Psicoativos e Cultura e da Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas, entre outros.

Programação:

DIA 3 

Data: 27/06 (sexta-feira)
Local: Auditório do SEBRAE, Vitória-ES 

08h30: Recepção e café da manhã 

09h: mesa-redonda – Boas Práticas em cuidado e tratamento a pessoas com necessidades decorrentes do uso de drogas 

Sons, movimentos e sentidos: intervenções terapêuticas no CAPSi Serra – Sabrina de Aquino Souza (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil da Serra)  

Escrita Criativa com Mulheres – Maurenia Lopes Ferreira de Almeida (Unidade de Saúde da Família de Barra do Jucu, Vila Velha) 

10h: mesa-redonda – Novas Substâncias Psicoativas 

Definição e identificação de Novas Substâncias Psicoativas – Monica Paulo de Souza (Polícia Federal) 

Panorama Nacional e o Sistema de Alerta Rápido – Bárbara Caballero de Andrade (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, Ministério da Justiça e Segurança Pública – SENAD/MJSP) 

Acolhimento e Cuidado em Rede – Maria Angélica de Castro Comis (Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos – REDUC) 

12h: Intervalo 

13h30: mesa-redonda – Boas Práticas em Reinserção Social 

Ateliê de Costura Fazendo Arte e Rádio Liberando Sonhos – Gabriel Fitaroni Neves da Cunha (Penitenciária de Segurança Média 2 – PSME2) 

Projetos de Reinserção Social em um Serviço de Acolhimento Residencial Transitório – Sara Menezes (Serviço de Acolhimento Residencial Transitório Fênix) 

14h30: mesa-redonda – Possibilidades de usos terapêuticos da Cannabis 

Sistema endocanabinoide e usos terapêuticos da Cannabis – Jackeline Barbosa (Associação Médica Brasileira de Endocanabinologia – AMBCANN)
 Aspectos Jurídicos do uso da Cannabis como recurso terapêutico – Emilio Nabas Figueiredo (Núcleo de Pesquisa em Psicoativos e Cultura; Rede Jurídica pela Reforma da Política de Drogas) 

16h30 – encerramento

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

medicina na ufes de sao matheus

Governador participa do lançamento da instalação de Curso de Medicina na Ufes em São Mateus

portrait-women-women-s-day

Julho das Pretas celebra protagonismo das mulheres negras em todo o Espírito Santo

Transcapixaba Hike and Fly

Transcapixaba Hike and Fly encerra travessia pelo sul do Estado com recorde de atletas

tank against the background of dollars. Concept of war.

Guerra tarifária é vista como negativa pelos pequenos negócios

woman-stretching-nature

Encontre seu ritmo: o poder do autocuidado e da atividade física

clube capixaba de handebol feminino

Clube Capixaba representa o Espírito Santo no Brasileiro de Handebol Feminino

estudantes capixabas no camping escolar paralimpico

Estudantes capixabas participam da 2ª fase do Camping Escolar Paralímpico em São Paulo

vacinação nas escolas

Brasil avança na vacinação de crianças e adolescentes com 1 milhão de doses aplicadas nas escolas