Selo Verde-ES garante transparência ambiental e abre portas para mercados exigentes

Publicado em 22/08/2025 às 08:14

Compartilhe

agronegócio- freepik

Foto: Freepik

O produtor rural capixaba agora conta com uma ferramenta para comprovar a regularidade socioambiental de sua propriedade e ampliar as oportunidades de negócio. O Governo do Estado lançou, no último dia 04, a Plataforma Selo Verde-ES, coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) em parceria com Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e financiada pelo programa Al Invest Verde.

A plataforma é pública, gratuita e totalmente digital. Seu objetivo é monitorar, de forma transparente e com base em dados oficiais, as condições ambientais das propriedades rurais do Estado.

Como funciona

O Selo Verde-ES cruza informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e outras bases de dados nacionais e estaduais como do Ibama e do Idaf. O sistema identifica se a propriedade está livre de desmatamento de vegetação nativa.

Se estiver tudo de acordo com a legislação, é emitida uma Certidão de Regularidade Ambiental, que traz um QR Code para consulta pública. O documento serve como prova oficial de conformidade, podendo ser apresentado a compradores nacionais e internacionais, indústrias, exportadores, cooperativas e instituições financeiras.

Quem pode emitir a Certidão de Regularidade

Todos os produtores rurais que tenham sua propriedade inscrita no CAR podem ser analisados pelo Selo Verde-ES. A consulta é feita diretamente na plataforma, de forma simples e rápida. Qualquer pessoa que tenha o número de inscrição do CAR junto ao SICAR de um imóvel rural pode fazer a consulta diretamente na Plataforma Selo Verde. Caso sejam identificadas irregularidades, o sistema indica onde está o problema, facilitando a regularização.

Benefícios para o produtor

  • Facilidade nas exportações, especialmente para mercados como a União Europeia, que exigem comprovação de origem livre de desmatamento.
  • Participação em programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
  • Identificação antecipada de irregularidades ambientais, evitando penalidades e embargos.

Benefícios para o mercado e o Estado

  • Redução de riscos regulatórios para compradores e exportadores.
  • Atração de investimentos sustentáveis para o Espírito Santo.
  • Fortalecimento da imagem do agro capixaba como competitivo e ambientalmente responsável.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, a plataforma é um marco na gestão ambiental do campo.

“O Selo Verde-ES inclui mais de 121 mil imóveis rurais inscritos no CAR. Ele é prova de que o Espírito Santo está comprometido com a produção sustentável e preparado para competir nos mercados mais exigentes do mundo”, destacou.

Para o diretor-geral do Idaf, Leonardo Monteiro, o Selo Verde representa um avanço na política pública de enfrentamento de combate ao desmatamento ilegal e o fomento do agronegócio.

“O Regulamento Europeu para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) exige que os produtos sejam produzidos sem prejuízos ao meio ambiente. O Selo Verde servirá como um grande incentivo para que os agricultores tenham compromisso socioambiental para poder exportar os seus produtos”, ressaltou.

Segundo Andrea Monaco, representante do Programa Al Invest Verde – iniciativa financiada pela União Europeia que apoia a implementação da plataforma -, o Selo Verde já foi desenvolvido em outros estados, como Minas Gerais e Pará, e está previsto para Acre, Tocantins e Mato Grosso do Sul.

“A ferramenta é considerada uma das mais sólidas para garantir rastreabilidade e transparência nas cadeias produtivas livres de desmatamento e já desperta o interesse de outros países da América Latina”, destacou.

Saiba como acessar

A plataforma Selo Verde-ES pode ser acessada por meio do link https://seloverde.idaf.es.gov.br/

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral