Sejus inicia trabalho de coleta de material genético nas unidades prisionais do Estado

Publicado em 31/07/2023 às 09:16

Compartilhe

DNA-PRESOS

A Secretaria da Justiça (Sejus), em parceria com a Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES), reiniciou o projeto de coleta de material genético, DNA (ácido desoxirribonucleico) dos internos condenados por crimes previstos no art. 9-A da LEP e custodiados nas unidades do sistema prisional do Estado. A coleta do material tem como objetivo a identificação do perfil genético dos internos que cumprem pena por crime praticado com violência grave contra pessoas; crime contra a vida; contra a liberdade sexual; por crime sexual contra vulnerável ou por outros que sejam determinados pela Justiça.

A coleta da amostra biológica é realizada por peritos oficias da Superintendência Técnico-Científica (SPTC), da Polícia Civil, que respeitam os procedimentos definidos pela legislação em vigor, Lei 13.964, e complementados pelo órgão de perícia criminal.

O material é coletado, de forma técnica e indolor, no estabelecimento prisional onde os internos cumprem pena e são mantidos em banco de dados sigilosos.

O coordenador do projeto na Secretaria da Justiça, João Vitor Ferreira, informou que o procedimento é uma importante ferramenta para a investigação criminal, para o esclarecimento de infrações penais, em especial os crimes contra a dignidade sexual, bem como para a solução de casos de pessoas desaparecidas.

“A nossa meta é coletar, até o final do ano, o material de todos os presos condenados pelas infrações penais mencionadas no art. 9º-A da Lei nº 7.210/1984, em todos os estabelecimentos prisionais do Estado”, informou João Vitor.

O projeto teve início em 2022 e, até o momento, foram realizadas aproximadamente cinco mil coletas.

Fonte: Governo ES/Assessoria de Comunicação da Sejus

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial