Seis prefeitos das Montanhas Capixabas declaram apoio à construção do aeroporto regional

Publicado em 14/10/2025 às 08:23

Compartilhe

Aeroporto-do-Caxixe-1024x570

Foto: Divulgação

A construção de um aeroporto regional nas montanhas capixabas tem ganhado cada vez mais força. O terreno previsto para abrigar o aeroporto fica no distrito do Alto Caxixe, em Venda Nova do Imigrante, em uma área de aproximadamente 34,5 hectares, e contará com pista de 1.300 metros de comprimento, dimensionada para aeronaves de pequeno e médio porte, e operação de dois a oito voos diários, de passageiros e cargas, em regime 24 horas.

Depois de diversas mobilizações, agora foi a vez de prefeitos de municípios vizinhos a Venda Nova do Imigrante manifestarem apoio ao projeto. Além da adesão do prefeito, Dalton Perim, representantes de outras cinco cidades das montanhas disseram estar animados com a concretização do projeto, considerado um dos investimentos mais estratégicos do Governo do Estado para o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo.

A proposta do “Aeroporto Regional das Montanhas Capixabas” integra o Programa de Aviação Regional, que prevê a implantação e ampliação de novos terminais em diferentes regiões capixabas para fortalecer a conectividade aérea, impulsionar o turismo e garantir mais eficiência logística para empresas e produtores.

Com investimento público estimado de cerca de R$ 75 milhões, o projeto é conduzido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), e está em fase de estudos complementares, etapa que antecede o processo licitatório para execução das obras.

O Governo do Estado avaliou oito cenários diferentes para a implantação, considerando topografia, presença de obstáculos, alinhamento com o vento, impacto ambiental e viabilidade de operação. A região de Alto Caxixe foi a escolhida por oferecer melhores condições técnicas e ambientais. No momento, o projeto encontra-se em fase de estudos técnicos e administrativos, antes da licitação para início das obras.

Dalton Perim, prefeito de Venda Nova do Imigrante, destacou que o projeto trará benefícios diretos à população e representa um marco de integração para toda a região. “O aeroporto é um importante investimento que traz benefícios diretos para a nossa população. Sabemos o quanto a saúde, a segurança e a geração de empregos impactam o dia a dia das famílias. Esse terminal vai permitir que situações de emergência médica tenham resposta mais rápida, salvando vidas. Além disso, será um ponto de apoio estratégico em casos de desastres naturais, ampliando a capacidade de resposta da Defesa Civil e das forças de segurança para toda nossa população”, explica o prefeito.

Ele ainda enfatizou a importância econômica que o aeroporto poderá trazer para a região. “Do ponto de vista social e econômico, o aeroporto abrirá novas oportunidades de trabalho, vai potencializar o turismo, dar mais força aos negócios locais e impulsionar novos investimentos. Estamos falando de um projeto que irá beneficiar todos os municípios da região. Tenho dialogado com lideranças e produtores locais, já estive pessoalmente com alguns dos proprietários das áreas previstas para a construção e me reuni com representantes do Governo do Estado. Meu compromisso é ouvir todas as partes, garantir que os proprietários sejam tratados com o devido respeito e avaliar cada encaminhamento com responsabilidade”, frisa Dalton.

Para o prefeito de Alfredo Chaves, Hugo Luiz, com a nova infraestrutura será possível fortalecer a região, impulsionar o turismo e abrir novas oportunidades para o setor produtivo. “Alfredo Chaves também será beneficiado direta e indiretamente, com mais visibilidade e circulação de visitantes. Estamos acompanhando com grande expectativa os estudos e as próximas etapas desse projeto, que certamente trará ganhos significativos para nossa economia e para a qualidade de vida da população”, reforça Hugo Luiz.

Lidiney Gobbi, prefeito de Marechal Floriano, é outra liderança que está acompanhando o projeto e aguardando os desdobramentos. “O Aeroporto regional simboliza um momento importantíssimo de união, progresso e chances para toda região. Trata-se de um investimento estratégico que simboliza um novo ciclo de crescimento sustentável e equilibrado, conectando pessoas, fortalecendo o turismo e impulsionando o setor produtivo”, comenta.

Em Conceição do Castelo, o vice-prefeito Robson Destefani, prefeito em exercício, também vê no projeto um divisor de águas para o futuro da região. “Sou a favor da construção do aeroporto na região serrana do Espírito Santo devido ao impacto positivo que trará para a região e cidades vizinhas. As montanhas capixabas, conhecida por suas belíssimas paisagens, possui um grande potencial turístico, e o aeroporto traria mais rapidez para viagens turísticas, além de oferecer uma nova opção de logística para empresários locais, visibilidade regional, crescimento da oferta de empregos e investimentos em várias áreas”, alega Robson.

Em Afonso Cláudio, o prefeito Luciano Roncetti reforça que a região vem se destacando no cenário de grandes oportunidades de negócios, principalmente no setor turístico e nas agroindústrias, proporcionando emprego e renda para as famílias capixabas. “Mas, devido ao relevo acidentado e às estradas sinuosas, temos dificuldades de acesso. Uma forma de ampliar ainda mais as oportunidades de desenvolvimento nessa região é a viabilização de um aeroporto. Um enorme investimento que ultrapassa as barreiras da infraestrutura e mudará a realidade de toda região”, afirma Luciano Roncetti.

Para o prefeito de Domingos Martins, Eduardo José Ramos, o aeroporto é parte importante para o desenvolvimento esperado há anos para a região e ter a infraestrutura modal aéreo é fundamental para o crescimento local. “Acreditamos que o Turismo ganhará muito e novos negócios irão surgir. Ter a infraestrutura modal aérea é fundamental para o crescimento da região. Estudos que foram apresentados mostram a viabilidade técnica para operacionalização. O aeroporto amplia as condições para que nossos produtos alcancem novos mercados, além de gerar possibilidades de muitos novos negócios que são necessários para o bom funcionamento de um aeroporto”, acredita.

Fonte: Andreia Lopes Consultoria

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo