Sedurb, Ufes e Municípios detalham Projetos e Ações dos Planos de Saneamento

Publicado em 17/06/2017 às 12:15

Compartilhe

Com o objetivo de avançar na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) farão mais uma reunião com representantes de 11 municípios capixabas. O encontro será nas próximas terça (20) e quarta-feira (21). A proposta é discutir os Programas, Projetos e Ações a serem implementados a partir de agora.

“No mês passado, entregamos aos municípios contemplados os diagnósticos dos Planos de Saneamento. Um material que fez uma radiografia da situação atual do saneamento nas cidades. Na próxima semana, daremos mais um passo, discutindo as medidas que podem ser adotadas no âmbito municipal, relativas a quatro eixos – água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos (lixo)”, afirmou o secretário da Sedurb, Rodney Miranda.

Na terça-feira (20), Sedurb e Ufes atenderão as equipes de Conceição da Barra, Nova Venécia, Muniz Freire, Alegre, Marataízes e Castelo. Na quarta (21), será a vez de Jaguaré, Iúna, Domingos Martins, Sooretama e Pinheiros. As reuniões serão realizadas das 8h às 16h30, no Departamento de Desenvolvimento de Projetos da Ufes.

A expectativa é de que os 11 Planos estejam finalizados e aprovados pelas Câmaras Municipais até o fim do ano, atendendo a uma determinação federal, por meio da Lei 11.445/2007. Os municípios que não se adequarem à norma ficam impedidos de acessar os editais de investimentos federais nas áreas de abastecimento de água, esgoto sanitário, drenagem e resíduos sólidos.

A elaboração dos Planos Municipais de Saneamento e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de 11 municípios está ocorrendo por meio de um contrato do Governo do Estado com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As cidades contempladas são: Alegre, Castelo, Conceição da Barra, Domingos Martins, Iúna, Jaguaré, Marataízes, Muniz Freire, Pinheiros, Sooretama e Nova Venécia. todos indicados pela Associação dos Municípios (Amunes).

Veja também

dsmatamento_na_amazonia_pa_moju_7855

Cúpula do Brics no Rio antecipa debates da COP30 e foca em financiamento climático

capa

Arraiá da Rua do Sapo será nesta quinta-feira (03) em Domingos Martins

27942

Sefaz autua 74 postos de combustíveis por irregularidades na emissão de NFC-e

3202

Frente fria provoca chuva volumosa e frio intenso no litoral do Sudeste

Marcelo-Santos-Ellen-Campanharo-1024x683

Assembleia aprova criação de agência para atração de investimentos no Espírito Santo

d9f7e72c-fde2-4460-bdc2-b8c21abb41ba

Governo do ES articula novo Plano de Crédito Rural para fortalecer o setor agropecuário

16510

Bandes lança programa de financiamento para construção de pequenas barragens no Espírito Santo

Ativo 2-100

Julho Amarelo reforça ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais no Espírito Santo