Secretaria de agricultura de Marechal Floriano defende anistias para produtores rurais

Publicado em 06/11/2019 às 11:57

Compartilhe

A maturação dos grãos de café no período de fortes chuvas prejudicou a safra do arábica em Marechal Floriano, levando produtores ao endividamento. O problema climático impediu também o tradicional concurso de qualidade do café, e a anistia aos produtores é uma alternativa.

Os produtores estimam prejuízo e endividamento com os bancos credores após a colheita negativa. “Hoje isso nos prejudica muito com relação ao preço que o produtor vai estabelecer, e, portanto seu endividamento é quase certo”, explica o secretário municipal de agricultura, Sérgio Stein.

Secretaria de agricultura de Marechal Floriano defende anistias para produtores ruraisOs rumos vislumbrados pela Secretaria de Agricultura envolvem a anistia das dívidas contraídas pelos produtores rurais através dos créditos bancários. “Em decorrência de frustrações de safra, fatores climáticos, buscamos apoio para conseguirmos a anistia às dívidas desses produtores, pois o Estado do Espírito Santo já é simpático a esta idéia”, explica Stein.

O secretário refere-se às práticas de anistia realizadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, semelhantes às da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que oferecem anistia de até 90% dos investimentos dos produtores em determinados casos.

“Marechal está fora da área de atendimento deste modelo de anistia, mas queremos que ele possa ser estendido à Região Serrana, pois nossos produtores são muito responsáveis, e preservadores do meio ambiente. Infelizmente, o produtor endividado pode ser obrigado, por exemplo, acabar vendendo sua terra ou parte dela para quitar essas dívidas, o que nos preocupa”, explica Stein.

A Secretaria Municipal de Agricultura realiza reuniões com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes), e com sindicatos rurais para tratar dos fatores climáticos que, desde 2015, atrapalham todos os segmentos da agricultura na região. A ideia é buscar apoio em Brasília para que ocorra a anistia com os bancos de crédito desses produtores, que pode ser realizada através do Banco Central.

 

Veja também

Centro de Logística da Educação

Governo do Estado inaugura Centro de Logística da Educação e moderniza gestão de materiais da Rede Estadual

programa de formação

Ministério da Saúde lança programa de formação técnica para o SUS

apreensão em cruzeiro

Cruzeiro chega ao Brasil com alimentos que podem trazer doença devastadora para a suinocultura

tec renovavel

Tecnologia sustentável para mudas de café ganha destaque em evento no norte do ES

ginastica es

Festival de Natal reúne ginasta olímpica e alunas do Campeões de Futuro

cats

Saudade

ipva 26

Pagamento do IPVA 2026 começa em abril e pode ser feito em seis cotas

sem homicidios

Onze municípios capixabas estão há mais de um ano sem registrar homicídios